Cinco hábitos que podem prejudicar sua memória

habitos
Um pacote de salgadinhos acompanhado de refrigerante — ou qualquer refeição rica em gordura e açúcar — pode acarretar prejuízos na sua memória. Veja cinco hábitos que podem fazer mal ao cérebro:
1) Comer “besteiras”
Saiba por que você tem vontade repentina de comer chocolate, doces e outros alimentos
Uma dieta rica em gordura e açúcar pode causar mais prejuízos do que o ganho de peso. Um estudo feito pela University of New South Wales mostrou que ratos alimentados com doces e frituras sofreram inflamação do hipocampo, a área do cérebro associada à memória verbal e espacial — a que ajuda a lembrar de coisas. A pesquisa também sugere que a obesidade pode provocar mudanças no cérebro.



2) Prestar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo
O uso simultâneo de smartphones, laptops e outros dispositivos de mídia pode estar mudando a estrutura de nosso cérebro, diz uma nova pesquisa da Universidade de Sussex, nos Estados Unidos. A pesquisa corrobora estudos anteriores que mostram as relações entre a atividade multitarefa e a falta de atenção, além de problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
3) Ingerir bebidas alcoólicas
O abuso no consumo de bebidas alcóolicas pode gerar sequelas irreversíveis ao sistema nervoso, como lapsos de memória, desequilíbrio e falta de coordenação motora.
— Sem dúvida nenhuma o álcool em excesso, seja em quantidade, seja na frequência do uso, gera uma série de alterações agudas e crônicas no sistema nervoso como um todo — explica o neurologista Leandro Teles.
4) Dormir pouco
Cientistas da Duke-NUS Graduate Medical School, em Cingapura, encontraram evidências de que quanto menos as pessoas dormem, mais rapidamente seus cérebros envelhecem. Estes resultados relacionam a perda de sono ao declínio cognitivo.
5) Fumar
Muitas pessoas pensam que o órgão mais prejudicado pelo cigarro é o pulmão. Mas, além das doenças já conhecidas causadas pelo hábito de fumar, existe ainda a possibilidade que o tabagismo tenha participação no processo de degeneração cerebral.
— Ainda não se sabe se o cigarro realmente acelera a perda cognitiva, como ocorre com a doença de Alzheimer, por exemplo. Mas é conhecido que o tabagismo é um importante fator de risco para o mau funcionamento cerebral —afirma o neurologista e coordenador do Núcleo de Memória do Hospital Israelita Albert Einstein, Ivan Okamoto.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: