• You are here:
  • Home »
  • Pesquisas »

Estudo mostra como um casamento conturbado e depressão podem gerar obesidade

Na pesquisa, homens e mulheres com histórico de depressão que discutiram acaloradamente com seus parceiros queimaram menos calorias
 casamento
Discutir com seu cônjuge pode gerar quilos a mais — principalmente se você sofrer de depressão. Um estudo realizado pela universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que que brigas alteram as funções metabólicas do organismo e podem prejudicar a digestão de uma alimentação rica em gordura.


Na pesquisa, homens e mulheres com histórico de depressão que discutiram acaloradamente com seus parceiros queimaram menos calorias e tiveram níveis mais elevados de insulina e de triglicerídeos depois de comer uma refeição pesada, quando comparados aos participantes sem esses fatores de risco.
O casamento conturbado faz com que haja um gasto médio de 118 calorias a menos — o que pode acarretar um ganho de peso de até 12 quilos em um ano. Além disso, casais que brigam muito podem apresentar fatores que aumentam o risco de doença cardíaca e diabetes.
— Estes resultados não só mostram como o estresse crônico pode levar à obesidade, mas também aponta para o quanto é importante controlar transtornos de humor. Intervenções para a saúde mental podem beneficiar a saúde física também — disse Jan Kiecolt-Glaser, principal autor do estudo.
Segundo o médico, as refeições podem proporcionar momentos de desentendimentos entre os casais.
Os pesquisadores recrutaram 43 casais saudáveis, com idades entre 24 e 61 anos, que estavam casados há pelo menos três anos. Como parte do estudo, os participantes completaram uma série de questionários, além de fazer refeições com calorias que simulavam uma alimentação feita com fast food.
Duas horas mais tarde, os casais foram convidados a discutir e tentar resolver uma ou mais questões que os pesquisadores haviam anteriormente estabelecido: dinheiro, comunicação entre o casal e sogros. A partir daí, os pesquisadores realizaram exames para comparar os níveis de queima de calorias entre os casais que tinham brigado e os que não haviam se desentendido durante a conversa.

Fonte: www.clickrbs.com.br

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: