Seu subconsciente é mais ´´inteligente´´ do que você imagina

 subconsciente1
Sentimos que estamos no controle quando resolvemos um quebra-cabeças ou lemos, mas uma experiência recente mostrou que muitas coisas acontecem sob a superfície da nossa mente consciente. E de acordo com um recente estudo confiar em seu instinto pode ajudá-lo a tomar melhores decisões do que refletir muito sobre o assunto.


À medida que nos movemos pelo mundo, andando e falando, nos observamos refletindo, tendo idéias e pensamentos. O que eu quero comer? Me pergunto. Por que fizeram isso? Penso e me ponho a investigar. É natural supor que essa experiência do meu próprio seja um relato da minha mente. É natural supor, mas é errado.

O motor do pensamento

Todos os psicólogos reconhecem que há uma parte subconsciente do nosso cérebro que desempenha um papel muito importante nos processos do pensamento. Se me pergunto qual é a capital da França, automaticamente aparece na minha mente a resposta: Paris. Quando decido mexer meus dedos para frente e para trás em um padrão complexo, não planejo conscientemente, mas subconscientemente. O grande debate na psicologia é o que exatamente desencadeia o subconsciente, e o que ela exige do pensamento consciente.
subsconciente2
O experimento consistiu em colocar 
informações nas mentes dos participantes 
sem que eles percebessem
Ou, parafraseando o título de um artigo importante sobre o tema: “O subconsciente é inteligente ou idiota? Uma crença popular é a de que o subconsciente possa preparar ações simples de estímulo-resposta: pode executar ações básicas, reconhecer objetos e realizar movimentos repetitivos. A cognição complexa, que exige planejamento, lógica, razão e combinação de idéias, por outro lado, exige o pensamento consciente.
Mas um experimento recente realizado por uma equipe israelense vai contra todas estas suposições. Ran Hassin e seus colegas usaram um truque visual chamado “Supressão Flash Contínuo” para inserir informações nas mentes dos participantes sem que eles percebessem.

Fusão de Imagens

Pode parecer doloroso, mas na verdade é muito simples. A técnica tira proveito do fato de que temos dois olhos e nosso cérebro tende a formar uma visão de mundo coerente com a fusão das imagens que capta de cada um. A técnica consiste em mostrar aos sujeitos uma imagem diferente para cada olho. Enquanto um recebe uma rápida sucessão de quadrados de cores vivas, o outro é incapaz de assimilar a informação apresentada. Devido à distração causada pelos quadrados brilhantes em um olho, o outro pode demorar alguns segundos para entender as informações que observa.


O experimento de Hassins consistiu em uma apresentação inconsciente de questões aritméticas. As questões consistiam em um problema de aritmética, por exemplo: “9 – 3 – 4 é igual a …”, seguido de uma apresentação, bem visível, de um número que os participantes deviam ler em voz alta o mais rápido possível. Esse número podia ser a resposta certa ou uma resposta errada. O resultado foi que os participantes foram muito mais rápidos para ler a resposta quando ela estava correta do que quando estava errada. Isso mostra que o problema tinha sido previamente considerado e resolvido por suas mentes, mesmo que não tivessem consciência disso.

Inconsciente consciente?

O resultado deste estudo sugerem que a parte subconsciente da mente tem recursos mais sofisticados do que imaginávamos. Ao contrário de outros estudos sobre os processos não-conscientes, este não foi uma resposta automática a um estímulo, mas exigiu uma resposta precisa, ditada pelas regras da aritmética, que supostamente só poderia acontecer deliberadamente. O estudo afirma que a técnica utilizada pode mudar profundamente o estudo do subconsciente e que “o subconsciente pode executar todos os processos fundamentais e básicos realizados pela mente consciente”.
Esta declaração é poderosa e os autores reconhecem que ainda há muito a ser feito no campo de estudos do subconsciente. Como no caso com icebergs, a maior parte das operações executadas em nossas mentes ocorrem de forma “secreta”. Experiências como esta ajudam a trazer alguma luz à essas partes obscuras da nossa psique.

Fonte: BBC traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: