As 15 fobias mais estranhas que existem

Muitas pessoas sofrem de fobias bem estranhas. A fobia é um transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de um estímulo (uma situação, um objeto, um lugar, um inseto, etc.).


A pessoa que sofre de uma fobia faz todos os esforços para evitar o estímulo que provoca desconforto, chegando a interferir no funcionamento normal de suas vidas diárias. Há muitas fobias estranhas, desde o medo de palhaços até o medo do número 13. Aqui nós apresentamos uma lista das 15 mais estranhas.

1. Hexakosioi-hexekonta-hexafobia: Medo do número 666

Aqueles com hexakosioihexekontahexafobia sentem um medo irracional do número 666 e evitam coisas relacionadas a este assunto, como um edifício, a placa de um veículo ou de transportes públicos com esse número. A origem desta fobia está ligada a Satanás ou o Anticristo.

2. Xantofobia: medo de amarelo

xantofobia está entre as fobias mais raras, é o medo irracional de amarelo. Qualquer coisa que contenha amarelo produz grande ansiedade para as pessoas que sofrem deste tipo de fobia. O sol, a palavra amarela, tinta amarela, geram sintomas em uma pessoa xantofóbica.

3. Turofobia: Medo de Queijo

Pessoas que sofrem turofobia não podem ver ou cheirar um simples pedaço de queijo. Quaisquer tipos de queijo lhes dá uma sensação de desconforto intenso. Isto é devido a uma experiência traumática sofrida anteriormente. Sem dúvida, é uma das mais estranhas e raras fobias conhecidas.

4. Crematofobia ou Crometofobia: Medo de dinheiro

Esta é uma das fobias mais marcantes. O crematofobia ou crometofobia tem um medo irracional de dinheiro .Para essas pessoas, é extremamente difícil  ir ao supermercado ou comprar qualquer coisa. Alguns crematofóbicos tem medo do poder corrupto do dinheiro e outros podem ter sofrido um trauma por causa do dinheiro. Não confunda com o medo que algumas pessoas sentem ao tocar notas ou moedas que outras pessoas tocaram, porque neste caso seria medo de germes (ou germifobia Misofobia).

5. Somnifobia: Medo de dormir

Esta fobia provoca um medo irracional e excessivo do ato de dormir. Pessoas que sofrem de pânico pensam que durante o sono algo terrível vai acontecer, como por exemplo, parar de respirar e morrer. Também pode ser pelo medo de ter pesadelos, porque podem ter sofrido isso repetida vezes antes.

6. Coulrophobia: Medo de palhaços

A imagem de um palhaço produz pânico, medo e angústia para a pessoa que sofre coulrophobia . Embora seja comum esta fobia é percebida como engraçada por pessoas que não tem esse medo, a pessoa sujeita ao medo de palhaços ou coulrophobia pode desencadear grandes ataques de ansiedade.

7. Ombrofobia: O medo da chuva

Como a maioria das fobias mais estranhas que descrevemos, esta é muito pouco conhecida. Pessoas que sofrem ombrofobia sentem um medo incontrolável de se molhar com água da chuva. Essas pessoas podem se tornar extremamente obsessivas a não ficarem molhados, o que os leva a idolatrar os objetos que são usados ​​para protegê-los da água como guarda-chuvas, capas de chuva ou tendas.

8. hipopotomonstrosesquipedaliofobia: Medo de palavras longas

Refere-se ao medo irracional de pronunciar palavras longas e complicadas, a pessoa que sofre desta fobia vai evitar mencionar tais palavras. Muitas vezes, essa fobia é acompanhada por timidez social e o medo de ser ridicularizado. O nome usado para essa fobia é um tanto complexo, por isso hoje em dia as palavras mais usadas para falar dessa fobia são sesquipedaliofobia largsofobia.

9. Omfalofobia: Medo de umbigos

Se refere ao medo de ver ou tocar o seu próprio umbigo ou o dos outros . Essas pessoas tem sérios conflitos durante o banho, porque eles não podem ver ou tocar seu umbigo. Os sintomas fisiológicos que ocorrem variam de irritabilidade, náuseas, tonturas, vômitos, sensação de raiva, e uma sensação de total desamparo. Sem dúvida, uma das fobias mais estranhas e raras.

10. Hilofobia: medo de árvores

Se refere ao medo de arbustos, árvores e florestas. Geralmente se desenvolve em crianças pequenas, porque está ligado ao medo que filmes sobre florestas encantadas apresentam, onde podem ser encontradas bruxas ou monstros do mal.

11. triscaidecafobia: Medo do número 13

triscaidecafobia é o medo irracional do número 13. Aqueles que sofrem deste distúrbio evitam qualquer objeto ou coisa que contenha o número 13. A fobia à sexta-feira 13 é chamada de Parascevedecatriafobia.

12. Papafobia: Medo do papa


papafobia é o medo ou temor do Papa (o papa do Vaticano, chefe da Igreja Católica) ou tudo o que tenha a ver com ele. Alguns especialistas acham que ele é parte da medo do que é sagrado ou santo.

13. Uranofobia: Medo do céu

Pessoas que sofrem uranofobia sentem medo do céu e da vida após a morte. Pode se desenvolver em pessoas que acreditam que serão julgadas no momento da morte. Esta é uma das fobias mais raras e complexas de tratar, uma vez que não há possibilidades para a terapia de habituação.

14. Pogonofobia: Medo da barba

Esta fobia foi descoberta em 1851, e se refere ao medo irracional que muitas pessoas sentem em relação a suas barbas ou de outras pessoas, especialmente as mais longas e mais cheias. Embora as barbas não representem perigo para a saúde das pessoas, pogonofóbicos sentem medo e náusea quando vêem alguém com pelo no rosto.

15. tripofobia: medo de buracos

Aqueles que sofrem desta fobia manifestam pânico, náuseas e suores frios quando vêem pequenos buracos em conjunto ou coisas que contem buracos. Por exemplo, um favo de mel ou furos de um tijolo.

Fonte: PsicologiaYmente traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment:

18 comments
Add Your Reply