Recupere a capacidade de sentir prazer em 3 passos

O ser humano não foi feito para viver aprisionado. Seja pela dor, estresse, drogas ou quaisquer outras maneiras. Muito menos poderá ser livre e feliz se estiver aprisionado em suas próprias emoções.
Incrivelmente vivemos em uma época de liberdade plena, mas as pessoas estão cada vez mais presas em fobias e solidão.





A Terapia Cognitivo-Comportamental propõe que o que você pensa determina o que você sente. Não é uma situação por si só que determina o que sente, mas como se interpreta essa situação.
Geralmente esses pensamentos são rápidos e avaliativos e não decorrentes de raciocínio. Parecem surgir automaticamente. De repente eles aparecem rápidos e breves e deixam como marca a emoção que provocam.
É possível identificar esses pensamentos prestando atenção às mudanças de afeto. O que estava passando pela minha cabeça?
Ao identificá-los é possível avaliar a validade deles e questioná-los.
Em termos cognitivos, quando esses pensamentos disfuncionais são sujeitos à reflexão racional, as emoções mudam.
É preciso cuidar da qualidade de vida de seus pensamentos também, assim como cuidamos do corpo através de atividades físicas.
Recupere o prazer e a alegria de viver!
A seguir, sugiro três passos para iniciar sua nova trajetória de vida:

1. Psicoadaptando-se aos acontecimentos diários.

De acordo com Cury (2007), psicoadaptação é a incapacidade da emoção humana de sentir prazer ou dor diante da exposição do mesmo estímulo. Ou seja, sempre que um estímulo se repete ao longo da vida, nós nos psicoadaptamos a ele. Sendo assim, diminuímos inconscientemente a emoção que sentimos por ele. Porém, há um lado extremamente bom e útil, podendo auxiliar no alívio das dores e frustrações. Por exemplo, diante das adversidades podemos ficar angustiados. Entretanto, à medida que o tempo vai passando nos psicoadaptamos a essas adversidades, resultando em superação e, consequentemente da angústia delas decorrentes. Nunca psicoadaptar-se à doença.

2. Jamais desista de si mesmo!





As possibilidades de sucesso na vida ou na psicoterapia dependem muito da sua colaboração. O quanto está empenhado em investir? Seja qual for a situação, duas questões são fundamentais: a firme convicção de mudar e nunca desistir de si mesmo. Aprenda a modificar sua própria história.

3. Vença o caos interior!

A autoestima é seu maior aliado. Segundo Cury (2007), o homem que despreza sua vida e a enxerga como uma lata de lixo, jamais terá condições de romper sua prisão. Aja com respeito e consideração por você mesmo!

Lembre-se: cuidar da qualidade dos seus pensamentos é tão importante quanto cuidar do corpo, do trabalho ou da sua conta bancária.
Liberte-se de emoções negativas geradas por pensamentos desadaptativos.
Seja líder de sua própria história!

Referências:
BECK, J. Terapia cognitiva: teoria e prática, Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
CURY, A. Superando o cárcere da emoção, São Paulo, Editora Academia de inteligência, 2007.

About the Author Maria Lúcia Tavares

Sou psicóloga e palestrante. Criei uma comunidade no Facebook "Sabia só que doía" para divulgar a fibromialgia e levar informação e esperança a quem se encontra nessa condição. / Instagram: malutavarespsicologa

follow me on: