Superexposição nas redes sociais

Esse assunto tem sido bastante discutido atualmente e tem mudado o comportamento de muitas pessoas no mundo. A internet e as redes sociais tiveram um grande avanço nos últimos anos, juntamente com o crescimento dos aparelhos eletrônicos e a facilidade de se conectar no mundo virtual.


O que há por trás da grande autoexposição que vemos hoje nas redes sociais? Porque as pessoas sentem tanta necessidade de se expor desta forma compartilhando cada passo de suas vidas?

Vemos pessoas usando as redes sociais como um diário, onde são escritos seus desejos mais íntimos e pensamentos. Mais tudo isso tem sido compartilhado e visto em um mundo virtual, e nos esquecemos que é um espaço público.

A grande questão das redes sociais é a autoaceitação. Publicamos a maioria das coisas porque de fato queremos ser curtidos, queremos ser aceitos e queremos mostrar para as pessoas a “vida maravilhosa” que vivemos, postando fotos lindas e editadas. Mas na verdade, em muitos casos, o nosso perfil e as nossas postagens só  escondem o desejo de se sentir imoortante, reconhecido, amado, valorizado, querido e acolhido pelo outro.

O eventual apoio recebido dos “amigos”  alimenta ainda mais esse desejo, que vai crescendo exponencialmente.

O problema surge quando se perde o controle da situação e o desejo de se expor começa a dirigir as escolhas e comportamentos do indivíduo.

Alguém com baixa autoestima pode encontrar nas redes sociais a aprovação desejada. Além disso, no mundo virtual tudo é perfeito, todos são felizes e as pessoas sentem-se de alguma forma protegidas por não precisarem expor suas imperfeições.

Os adolescentes, geralmente mais inseguros, podem usar esta ferramenta para supervalorizarem suas opiniões e, desta forma, se autoafirmarem.


A internet abre um espaço que permite que as pessoas criem outros personagens, propiciando, de certa forma, que se sintam realizadas pessoalmente. Elas podem ser o que desejarem, podem construir um perfil de acordo com aquilo que consideram ser o ideal.

A constante necessidade de aprovação de conhecidos e também de desconhecidos pode ser consequência da busca incessante do preenchimento de um vazio interior, o qual só poderá ser preenchido por nós mesmos.

É importante lembrar que nos relacionamentos virtuais ganha-se em quantidade, mas perde-se em qualidade.

Os smartphones permitem às pessoas expressar seus desejos quase que instantaneamente, fazendo com que estes atos sejam ainda mais impulsivos. Porém devemos estar cientes que, uma vez compartilhadaa informação, é muito difícil reverter. Lembre-se de que você será julgado por tudo aquilo que posta. Se o desejo de se expor e fugir da realidade for maior do que seu bom senso, procure ajuda profissional.

About the Author Patrícia Pancoti da Conceição Silva

Sou Psicóloga Clínica, com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pós-graduanda em Terapia de Família. Ministro palestras sobre diversos temas na área da Psicologia.