Você está viciado em whatsapp?

65

Era noite de quarta-feira, eu estava numa lanchonete da faculdade com um grupo de amigos, quando o seguinte diálogo aconteceu:





— Jaque, manda uma mensagem para fulana, pergunta se ela vai querer bolo.
— Minhas mensagens de texto acabaram, mas tenho bônus pra ligação. Vou ligar.

Risadas ecoaram pela lanchonete!
— O que foi? O que eu disse de errado gente? Perguntei.

Eis a resposta do meu querido amigo:
— Em que mundo você vive pra usar mensagem sms minha filha?! Você não tem whatssapp?

Confesso que na hora me senti bastante irritada, pensei: qual o problema em não ter whatsapp? O que esse aplicativo tem de tão especial? São apenas mensagens.
Resisti por mais alguns meses depois daquela noite. Mas acabei me rendendo e instalei o app. E realmente as mensagens de texto sms ficaram para trás desde então. Considero um aplicativo de muita utilidade e confesso que seria um tanto difícil se tivesse que abrir mão dele neste momento. Como tudo neste mundo, o whattsap tem seus prós e contras, vantagens e desvantagens. Vamos conhecê-las?

Vantagens 






 Comunicação rápida
 Facilidade para transferência de arquivos
 Possibilidade de se comunicar com varias pessoas ao mesmo tempo através de grupos temáticos
 Possibilidade de enviar uma mensagem mesmo que o contato esteja “offline”, pois assim que o celular achar uma conexão com a internet, a mensagem é enviada/recebida.

Desvantagens

As desvantagens do whatsapp estão mais ligadas ao comportamento em relação ao uso do aplicativo do que do app propriamente dito. Continue lendo para saber se você sabe usufruir dos benefícios ou está no grupo dos “sem noção” e comprometendo outras áreas mais importantes de sua vida. Por falar em grupos…
Sentimentos que só quem faz parte de um grupo no whattsap pode explicar:

 Se arrepender de entrar no grupo (nunca é como você imaginou)

 Vontade incontrolável de dizer que é desnecessário o rodízio interminável de “bom dia”

 Sugerir que mudem o nome do grupo, já que o assunto raramente remete ao tema que foi proposto

 Irritação pelas quantidade de imagens desnecessárias enviadas durante todo o dia (às vezes durante a noite)

 Vontade de sair do grupo

 Fulano saiu do grupo….

Falar sobre esse aplicativo pode até ser engraçado, todavia, existe um número grande de pessoas que estão em verdadeiro sofrimento psíquico por conta do uso inadequado do mesmo. Claro que as pessoas que são dependentes do whatsapp geralmente têm uma dependência geral de outras redes sócias e a internet em si. Você deve está se perguntando o que caracteriza um viciado, certo? Listarei os principais sintomas. Será que você escapa dessa?





 Ansiedade exagerada quando fica sem bateria, o sinal da internet móvel cai ou por um grande descuido você esquece o celular em algum lugar.
 Incapacidade de se concentrar em qualquer outra coisa enquanto não ler as mensagens que estão chegando.
 Tendência a burlar regras (principalmente no trabalho), para olhar o celular e responder mensagens.
 Perda da noção de tempo
 Demonstra irritabilidade quando questionado sobre o tempo que gasta no celular
 O wifi liberado passa a ser o fator decisivo para escolha de um restaurante, lanchonete e outros ambientes.
Poderia citar muitos outros exemplos, mas a lista ficaria enorme e o texto cansativo.

Para que algo seja considerado um vício, uma coisa ruim ou até mesmo um transtorno mental, é necessário que este comprometa a vida social, laboral (trabalho), e pessoal. Não precisamos ir muito longe, todos nós conhecemos alguém que já teve seu relacionamento amoroso comprometido em algum nível por não saber a hora de deixar de lado o celular e valorizar o momento a dois. Ou quem não presenciou casais, amigos ou até mesmo uma família inteira em volta de uma mesa de comida (provavelmente fria RS), de cabeças baixas, absorvidas em seus smartphones?
Empresas têm demitidos funcionários por causa de comportamentos inadequados envolvendo redes sociais, principalmente whatsapp. Não estou exagerando. Faça o teste, começando por você. Espero que seja aprovado.
Como eu havia mencionado as desvantagens do whatsapp não estão no app em si, mas na forma com que cada indivíduo se relaciona com ele. Por trás de um comportamento dependente e vicioso pode se esconder uma depressão, um transtorno de personalidade, uma necessidade de aceitação e pertencimento, dentre tantos outros fatores que nos levam a buscar uma fuga da realidade.

A internet está aí com todos os seus benefícios, o facebook, o whatsapp, twitter, e tantas outras redes sociais. Isso é bom. Nunca tivemos tanto acesso a informação. E informação de qualidade se soubermos onde procurar. É possível manter uma relação saudável com esse universo. Mas para isso precisamos antes de qualquer coisa nos relacionarmos conosco, conhecer nossos limites, tratar nossos transtornos.
Espero que este texto tenha chegado até você em boa hora e momento oportuno, e se por acaso se identificou com o perfil aqui descrito, procure ajuda, existe tratamento. Nem sempre podemos pagar um profissional psicólogo ou psiquiatra, mas tenho certeza que você conhece bastante gente, procure alguém, desabafe. Pergunte às pessoas próximas como elas percebem sua relação com o universo online. Nem sempre nos damos conta das nossas fraquezas. A boa notícia é que somos todos humanos e passíveis dos mesmos erros, mas também das mesmas vitórias.
Um grande abraço!

P.S: Não me add em grupos de whatsapp! rsrsrs

About the Author Jaqueline Bento

Mulher, psicóloga, apaixonada por pessoas e suas singularidades. Tenho como missão secar lágrimas e arrancar sorrisos. Vou vivendo e aprendendo, aprendendo e escrevendo.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply