O comportamento nas redes sociais

A tecnologia é útil em vários aspectos de nossa vida, seja pelo meio de comunicação , informação, atualidade, entre tantos outros aspectos. Devemos considerar que  essas  funções  fazem com que nossa vida tenha mais praticidade. Porém, até em que ponto a tecnologia deve mediar a nossa vida social e a nossa vida real? Por que as pessoas passam a maior parte do tempo nas redes sociais? O que as leva a postar sobre determinados assuntos com tanta frequência? Ou ainda, o que faz com que tiremos tantos “selfies”? Seria para aumentar a autoestima? Ter alguma aprovação do grupo social ou simplesmente por interação?


Pelo ponto de vista da psicologia,  alguns motivos que fazem com que as pessoas se comportem dessa maneira são :

QUANDO UM COMPORTAMENTO É REFORÇADO:

Pelo ponto de vista da psicologia comportamental, uma criança ao chorar e receber um  brinquedo,  foi reforçada positivamente. Se a criança, em vez de ter recebido o brinquedo, recebesse um castigo, o reforço seria negativo, talvez a criança passasse a chorar menos, talvez não, tudo iria depender da causa, dos estímulos e motivos que a fizeram chorar. Nas redes sociais, esse tipo de comportamento aparece com frequência, o exemplo disso está quando uma pessoa, ao postar um “selfie” recebe comentários positivos, esse reforço positivo provavelmente fará com que essa mesma pessoa poste outro”selfie” , da mesma forma que um um post, cujos comentários  sejam positivos, a mesma pessoa postará outro e mais outro, e assim por diante.  De acordo com  Drica Guzzi, mestra e doutora em comunicação e semiótica, tendo como foco as pesquisas em novas tecnologias da comunicação aplicada a educação ” Se a pessoa não tem o que escrever, fica invisível […] as redes são locais para potencializar suas competências, por isso encontre assunto!”

EXPERIÊNCIAS  SUBJETIVAS:

Para a psicologia social, a partir da percepção que o indivíduo faz da sociedade ou de um grupo, ele organiza suas informações, dessa forma, elabora percepções , afetos e atitudes, sejam elas positivas ou negativas e isso determinará o seu comportamento dentro dos grupos. Por exemplo, uma pessoa mais agressiva, provavelmente teve uma interação e percepção negativa em seu ambiente. Já uma pessoa mais assertiva, ou seja, mais positiva quanto a seus comportamentos, provavelmente formou uma percepção positiva de seu ambiente, logo, teve uma interação também positiva. Percebe-se isso em redes sociais quando um indivíduo “ataca” de forma agressiva outro membro ou ainda, comenta de forma agressiva sobre determinado assunto. Isso vai depender, como já dito, da interpretação de vários aspectos. Não devemos definir os comportamentos somente por uma única causa, mas levar em consideração seus diversos fatores.

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS:


Do ponto de vista da psicologia cognitiva comportamental, as pessoas, especialmente na infância, adquirem algumas crenças resultantes da interação com o ambiente em que vivem. Crenças essas que podem ser positivas ou negativas e que determinarão a forma de pensar e, consequentemente, sua forma de se comportar. Uma pessoa que vivenciou experiências boas, consequentemente terá um comportamento mais assertivo, já uma pessoa que vivenciou experiências negativas, consequentemente se comportará de forma mais negativa. E o que isso tem a ver com o comportamento em redes sociais? Quando falamos sobre pensamentos negativos, eles podem ser: ” Não sou aprovado”; “Ninguém me aceita”; Não sou notado”; Fazendo com que o indivíduo se comporte para ser aprovado, aceito e notado.

About the Author Tamiris

Psicoterapeuta.

follow me on:

Leave a Comment: