A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA):

Sintomas:






– Acordar cansado;
– Dificuldade para acalmar os pensamentos;
– Dificuldade para relaxar, desacelerar;
– Sofrer por antecipação;
– Apreensão;
– Déficit de atenção, dificuldade de concentração;
– Irritabilidade;
– Memória prejudicada;
– Sono alterado;
– Humor instável;
– Esgotamento/ cansaço mental e físico;
– Sensação de que 24 horas não são suficientes para tudo o que se propõe a fazer;
– Dores de cabeça ou muscular;
– Excesso de estímulo sonoro e visual.

Causas:

– Ritmo alucinado dos grandes centros urbanos;
– Excesso de estimulação (uso de celular, redes sociais, rapidez de informação);
– Excesso de brinquedos;
– Excesso de atividades;
– Excesso de informação;
– Ansiedade devido à pressão escolar ou profissional.

Vivemos em uma sociedade de excessos. Nunca a mente das pessoas foi tão estressada e agitada. Na nossa sociedade tudo acontece em um ritmo rápido e ansioso. A modernidade alterou o ritmo de construção dos pensamentos e isso gerou sérias consequências para nossa saúde mental. Nós adoecemos coletivamente.
Este transtorno é algo novo. Ele ainda nem consta nos manuais de psiquiatria de transtornos mentais que usamos atualmente (CID 10 e DSM IV). É uma síndrome e há os que digam que é um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.





O excesso de informações que recebemos das mídias e no dia a dia está dificultando a absorção e interiorização das mesmas. E tudo isso interfere no gerenciamento dos pensamentos.
A psicologia pode nos ajudar a desacelerar. O tratamento consiste em tratar a ansiedade e estresse. Devemos tentar ficar mais no presente. Atualmente ficamos demais no futuro. Na ansiedade estamos sempre temendo um futuro, sempre nos preocupando e pensando na frente.
Uma das abordagens da psicologia de maior eficácia comprovada é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ela trabalha bastante com a relação entre situação, pensamentos, sentimentos e comportamentos. Todos estes fatores estão relacionados e um influencia o outro. Qualquer mudança que fazemos em algum deles vai automaticamente influenciar nos outros.

Tendemos a ter muitos pensamentos distorcidos.





Na terapia vamos aprender essas distorções, aprenderemos a identificá-las e substituí-las por pensamentos mais adaptativos baseados em evidências.
Trabalhamos com registros de pensamentos e aprendemos que o fato mais importante, e que faz toda a diferença não é a situação pela qual estamos passando, mas sim em como vamos enxergar e pensar determinada situação. Isso faz toda a diferença!
Além deste trabalho da TCC com pensamentos, aprendemos a importância da respiração (respiração diafragmática), relaxamento muscular progressivo, ouvir músicas relaxantes, meditações (a meditação mindfulness tem sido muito estudada e usada como tratamento coadjuvante em muitos transtornos), exercício físico, dormir mais, mudança de foco, atividades lentas e lúdicas, pintar, tocar instrumentos, ler livros, contemplar a natureza, momentos de lazer, estipulação de horários para mexer em redes sociais e celular, buscar atividades calmas antes de dormir.
Vivemos em um tempo em que definitivamente precisamos ter momentos para desacelerar.
Caso estes sintomas estejam causando incomodo ou prejudicando a sua vida, busque ajuda especializada.

About the Author Aline Cataldi

Psicóloga Clínica e Escolar (PUC/RJ) - CRP: 05/29285 - Mestre em Saúde Mental (UFRJ)- Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)- Formação em Entrevista Motivacional- Conselheira em Dependência Química- www.alinecataldi.com.br

follow me on:

Leave a Comment: