10 de outubro – Dia da Saúde Mental

11111111111

10 de outubro é considerado o Dia Mundial da Saúde Mental e com a proximidade da data achamos apropriado escrever sobre um dos distúrbios que mais cresce atualmente – o transtorno da depressão – que atinge principalmente mulheres com menos de 45 anos.





“A incidência de transtornos depressivos é muito maior em mulheres adultas e jovens, com idade entre 18 e 44 anos” Maria Hernandez – Universidade Internacional de Valencia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, uma em cada 100 pessoas sofre ou já sofreu de depressão em algum momento da vida.

Esse é o motivo pelo qual os profissionais de saúde estão se preparando cada vez mais para identificar os sintomas da depressão e de todas as psicopatologias que derivam da mesma, como sentimentos de culpa, perda de interesse, irritabilidade, pensamentos suicidas, entre outros.

Quando uma pessoa sofre de depressão os sintomas perduram por algum motivo, às vezes pode ser devido ao fato de que a pessoa não quer deixar a depressão (isso inconscientemente), mencionando coisas como: “Eu tenho depressão a mais de um ano ” ou ” minha depressão, não é assunto seu”. Em muitos casos, essas declarações servem apenas para mostrar que há uma ligação emocional muito forte da pessoa com a causa da depressão. Essa ligação pode ser o rompimento de um relacionamento, por exemplo, o que afeta mais mulheres do que homens.

Âmbito da depressão





Os sintomas de depressão podem ser diferentes, pois há diferentes tipos de depressão que podem ser desenvolvidas por causas biológicas, psicossociais e emocionais.

Na causa biológica da depressão, há uma falta ou deficiência de noradrenalina, distúrbio do sono ou um défice de prazer pela falta de uma carga de dopamina.

Entre os psicossociais, a depressão pode ser provocada por uma crise econômica, pelo aumento de suicídios, violência, abuso sexual, entre outros derivados.

O divórcio, a morte de um ente querido, separação, infidelidade, entre outros estão entre as razões emocionais afetivas que causam depressão.

“A coisa mais importante ao perceber um sintoma de depressão é procurar ajuda de um profissional de saúde mental” María Hernández

Como ajudar alguém com depressão?





Para ajudar uma pessoa com depressão é necessário resolver a situação emocional-motivacional para que ela fale das suas queixas e problemas o menos possível mas as expresse a um psicólogo.

É necessário incrementar atividades gratificantes. Levá-la para longe do isolamento social, da inibição e das situações problemáticas que envolve uma pessoa deprimida.

No contexto sociofamiliar é necessário incentivar as pessoas próximas a manter o seu apoio e remover todo e qualquer comentário negativo a respeito da situação. Assim, a pessoa vai se sentir valorizada e conseguirá sair dessa caverna escura que é depressão.

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment: