10 Desenhos animados para trabalhar a dor e a perda

Muitas vezes, os personagens dos ”contos de fadas” são órfãos ou precisam crescer com as adversidades que a perda de um pai ou de uma mãe, por exemplo, ocasionam.






No entanto, enquanto o tema ”perda e processo de luto” é recorrente em filmes infantis (que nunca ressaltam o seu poder didático), fora da ficção as pessoas preferem fugir desta questão, numa tentativa de protegerem seus filhos desse sofrimento para sempre, o que às vezes torna o assunto um tabu.
Fizemos uma seleção de títulos com os quais você pode trabalhar esta questão com pessoas mais jovens. Qual você adicionaria à lista?

Bambi (1942)

Sinopse: Assim que Bambi aprende a dar os seus primeiros passos, começa a brincar com seus novos amigos, Thumper, o coelho brincalhão, e Flor, um gambá tímido e bonito. Mas a diversão de patinar no lago congelado, de mordiscar as flores e divertir-se entre as árvores da floresta será apenas o começo de um longo aprendizado. Guiado por seu sábio amigo, a coruja, Bambi aprende lições sobre o valor do amor, sobre a perda de entes queridos e sobre a maturidade. Em suma, aprenderá a seguir o caminho da vida. Adaptado de um romance de Felix Salten, se transformou em um dos clássicos da Disney.
Aprendizagem: Com uma das cenas mais tristes que nos deixou a Disney, Bambi nos ensina também que somos capazes de gerir uma inevitável (embora aqui seja mais que evitável) perda de um ente querido e continuarmos o caminho da vida sem a sua companhia, mas sempre aplicando o que aprendemos com isso.

‘UP’ (2009)

Sinopse: Um vendedor de balões de 78 anos, Carl Fredricksen, consegue realizar o sonho de sua vida ao amarrar milhares de balões em sua casa e voar em direção à América do Sul. Mas ele descobre tarde demais que o seu maior pesadelo também embarcou na viagem: um explorador da selva chamado Russell, que tem 8 anos e um otimismo à prova de balas.
Aprendizagem: Ensina que podemos ser alguém mesmo sem a presença do outro, que a recordação é uma forma de manter a pessoa viva, e que há sempre alguma esperança. Certamente ajudará muito para enfrentar uma inevitável perda de avós.

Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014)

 

Sinopse: Enquanto Astrid, Patan e o resto da gangue se desafiam uns aos outros em emocionantes corridas de dragões (o esporte mais comentado da ilha), uma dupla inseparável viaja pelos céus conhecendo territórios inexplorados. Quando descobrem uma caverna secreta onde vivem centenas de dragões selvagens e um misterioso cavaleiro de dragões, os dois amigos ficam presos em uma batalha para proteger a paz.






Aprendizagem: Explorar o sentimento de perda a partir de diferentes pontos de vista (do irmão, do pai e da mãe). Mas também é interessante por causa do valor que é dado à herança e ao legado que vamos deixar para os outros, apesar da importância disso ser sempre um critério pessoal.

Spirited Away (2001)

Sinopse: Chihiro, uma menina de 10 anos de idade, atravessa um túnel que a conduz, magicamente, para um mundo extraordinário onde tudo acontece de forma natural. Claro que os pais dela, que se transformaram em porcos, não ficaram muito felizes.
Aprendizagem: Embora de maneira metafórica, este desenho provoca uma espécie de catarse na criança que está enfrentando a difícil fase da adolescência, com todas as perdas que ela implica: valores, sentimentos, memórias e experiências passadas. Na tentativa de recuperar (ou construir) a sua identidade, Chihiro precisa deixar para trás seus pais, inevitavelmente, e começar a andar sozinha.

Procurando Nemo (2003)

 

Sinopse: Marlin é um peixe palhaço que superprotege seu filho Nemo devido a uma tragédia que custou a vida de sua esposa e seus outros filhos. No seu primeiro dia de escola, Nemo resolve mostrar sua coragem, mas cai nas redes de um mergulhador que o leva para um tanque de peixes no consultório de um dentista em Sydney. Marlin vai em sua busca com Dory, um peixe com amnésia.
Aprendizagem: O medo da perda não é motivo para impedir seus filhos a aprenderem por si mesmos. Não podemos deixar que os nossos traumas dirijam a forma como educamos nossos filhos, pois assim eles herdarão os nossos medos e podem não se desenvolverem como adultos.

Frankenweenie (2012)

Sinopse: Após a morte de seu amado bull terrier Sparky, o pequeno Victor conduz uma experiência científica para trazê-lo de volta à vida. O sucesso de sua empreitada trará, além disso, consequências graves em sua vida e em seu ambiente familiar e escolar.
Aprendizagem: Remetendo ao mito de Frankenstein, lembra-nos de que a negação não é a melhor maneira de gerir uma perda e o luto é um processo natural. Talvez as crianças possam tirar dele um grande aprendizado sobre o cuidado de animais de estimação …

Big Hero 6 (2014)

Sinopse: Quando uma série de eventos terríveis ameaçam devastar a cidade de San Fransokyo, o jovem Hiro, um gênio da robótica de 14 anos, recorre ao seu melhor amigo, o bondoso robô Baymax. Juntos eles recrutam um grupo de super-heróis chamado ”Big herói 6” que vai tentar frustrar os planos do malvado Yokai.
Aprendizagem: A melhor maneira de lidar com a dor não é através de vingança, por mais que possa parecer à primeira vista. Talvez a melhor maneira de fazer justiça a alguém que já não está entre nós seja continuar o seu legado e agir de acordo com os princípios que ele defendia.

Irmão Urso (2003)

Sinopse: Kenai é um jovem índio nativo americano que culpa um urso pela morte do seu irmão. Depois de perseguir o animal acaba por matá-lo, mas então as forças mágicas da natureza o transformam em um urso. Transformado em criatura selvagem (e perseguido pelo outro irmão que acredita ser ele o assassino de sua família), ele entra em uma relação de amizade e carinho com um pequeno filhote de urso.






Aprendizagem: Além de ensinar o processo de perda de um ente querido, a história ajuda a trabalhar a culpa. Além de nos lembrar que os animais agem instintivamente e não podemos atribuir-lhes características do comportamento humano.

O Rei Leão (1994)

Sinopse: A savana africana é o cenário em que ocorrem as aventuras de Simba, um pequeno leão que é o herdeiro do trono. No entanto, ao ser acusado injustamente pelo malvado Scar pela morte de seu pai, é forçado a se exilar. Durante seu exílio, ele faz bons amigos e tenta voltar a recuperar o que lhe pertence por direito.
Aprendizagem: A morte de Mufasa nos deixou uma das melhores lições: ninguém está morto quando consegue transmitir seus valores, ensinamentos e idéias a outra pessoa. Como disse o macaco Rafiki, “você está errado, ele vive em você.”

O túmulo dos vagalumes (1988)

Sinopse: Seita e Setsuko são filhos de um oficial da marinha japonesa que vivem em Kobe. Um dia, durante um bombardeio, não conseguem chegar a tempo até o bunker onde sua mãe os espera. Depois encontram sua mãe gravemente ferida na escola, que foi convertida em um hospital de emergência.
Aprendizagem: Embora a maioria dos pais prefiram compartilhar com seus filhos em uma idade mais avançada, o filme nos obriga a lidar com essa dura realidade da guerra que, infelizmente, não é ficção para muitas crianças ao redor do mundo.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

3 comments
Add Your Reply