6 maneiras de como ser gentil com os outros faz bem a você também

1 – Pode ser um comportamento natural.

À medida que crescemos, aprendemos valores que nos ajudam a nos tornar pessoas agradáveis, quer se tratando de boas maneiras, compaixão, consideração ou uma combinação de todos estes valores. Mas pesquisas da Universidade de Buffalo sugerem que a nossa capacidade de bondade pode também estar em nosso DNA.





No estudo, os cientistas descobriram que algumas pessoas podem nascer com determinados genes que lhes dão receptores específicos de oxitocina e vasopressina – dois hormônios associados a sentimentos de amor e generosidade.

No entanto, isso não quer dizer que você é apenas uma pessoa agradável se você possuir os genes certos. Os pesquisadores também descobriram que a genética trabalha em conjunto com educação e experiências de vida, que ao final se traduzem na qualidade de sua futura vida social.

2 – Pode nos ajudar a viver mais.





Uma característica da gentileza é praticar ações de caridade. Quando você está ajudando alguém, você não está apenas melhorando as vidas de quem você está ajudando, você pode também estar melhorando a sua própria vida: Estudos mostram que aqueles que se oferecem para ajudar os outros pode colher benefícios de saúde que podem ajudar a viver mais.

3 – Nós somos mais felizes quando somos gentis.

O motivo pode ser um pouco egoísta, mas ser gentil com os outros também funciona claramente a nosso favor, ao melhorar instantaneamente o nosso humor. Você não tem que ir muito longe para ser bom e gentil, às vezes apenas algumas palavras gentis bastam.

4 – A gentileza pode ser a chave para o sucesso.

É comprovado que aquelas pessoas que apresentam compaixão com os outros estão em melhor em sintonia com as emoções de outras pessoas, e, com isso, podem ser mais bem sucedidas no trabalho. “As pessoas confiam mais em você, interagem melhor com você”, diz Dacher Keltner, professor da Universidade da Califórnia-Berkeley e co-diretor do Centro de Ciências Greater Good.

5 – Pode evitar o stress.





Certas emoções negativas têm como consequência o aumento dos níveis de estresse. Porque não relaxar e levar a vida mais de boa sendo gentil com os outros? Um estudo sobre babuínos descobriu que “machos alfa” experimentaram níveis mais elevados de estresse, sugerindo que os “caras legais” podem ser mais saudável. Além disso, a prática de compaixão por meio da meditação também foi mostrado para reduzir o stress.

6 – Você simplesmente se sente melhor.

Praticar a bondade tem uma infinidade de benefícios de bem-estar, de acordo com a psicóloga clínica Lara Honos-Webb, Ph.D. “Quando ajudamos os outros com atos de bondade, isso faz com que o nosso cérebro libere endorfinas, as substâncias químicas que nos dão sentimentos de bom humor e alto astral. Além disso, estudos mostram que ter objetivos específicos – como querer fazer alguém sorrir, podem aumentar a nossa felicidade.

Fonte: Huffpost Healthy Living

About the Author Rachel Hauser Davis

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply