Depressão: 6 frases proibidas

size_960_16_9_depressao_tristeza

Resolvi escrever um texto, destacando as principais coisas que as pessoas falam para alguém que sofre com Depressão. Coisas boas? Nem de longe. São frases que particularmente me irritam, e ao invés de me ajudar, só me colocavam para baixo, reforçando cada vez mais meus sentimentos negativos com relação a mim mesma e minha própria vida.

Não julgo quem não entende o problema, pois só quem sente a dor é capaz de compreendê-la. Mas enfatizo a importância em ter cautela com relação ao que você diz para alguém que está dentro de uma crise. Eu mesma já cheguei a ouvir “Você não sabe viver” de um amigo próximo, e isso só me deixou mais agoniada na época e maximizou minha vontade de acabar com minha própria vida, pois me convenci, de fato, de que não era capaz de nada, que era simplesmente um erro e que jamais deveria ter nascido. Felizmente, hoje já não sinto mais isso e reconheço o quanto estava enganada. E também espero que um dia você dê a volta por cima, assim como eu.

Enfim, reuni seis frases mais ouvidas por mim e que, possivelmente, você já deve ter ouvido também. Vamos ao que interessa?

1. “Há pessoas bem piores que você”

Creio que essa é a pior de todas as frases, e eu já ouvi inúmeras vezes. A intenção é fazer você enxergar o quanto sua vida é boa, à medida que você reconhece que tem pessoas em situações bem piores, mas com alguém que tem depressão isso ocorre com efeito contrário, ou seja, você se sente pior, porque se sente culpado por reclamar da sua vida enquanto tem pessoas sofrendo ainda mais, por razões diferentes.

2. “Isso está na sua cabeça”

Geralmente essa frase vem acompanhada de um “Você tem que dominar seus pensamentos”. Como se isso, por si só, fosse acabar com nossa vontade de sumir do mundo. A dor que um indivíduo sente decorrente da Depressão é pior do que a dor física de um corte feito na pele. Então nunca diga que é coisa da cabeça da pessoa, pois ela sentirá que você menospreza seus sentimentos, e se sentirá cada vez pior.

3. “Isso é só para chamar atenção.”

Se quiséssemos chamar atenção, então por que escolheríamos sofrer para isso? Em nenhuma hipótese, o indivíduo com Depressão quer chamar atenção dos outros, muito pelo contrário, já que a tendência é que ele se isole cada vez mais. Suas atitudes transparecem o quanto precisam de ajuda e é isso que devemos fazer: oferecer ajuda.

4. “Você tem que arranjar um emprego”.

Como se aquela dor imensa fosse desaparecer com uma profissão. As pessoas não entendem que a Depressão advém de diversos fatos isolados que se misturam e acumulam sentimentos negativos na pessoa que sofre. Claro que perder um emprego pode deixar alguém muito deprimido, em primeira instância, mas isso não é a única razão do sofrimento dessa pessoa. Trabalhar ajuda a ocupar a mente e distrair a cabeça, por isso é ótimo para quem sofre com essa doença, mas quando a crise está forte, a pessoa não quer nem sair de casa, quanto mais trabalhar. Então nunca diga isso, pois fará com que ela se sinta inútil.

5. “Deixe de ser preguiçoso.”

Ninguém merece ouvir isso. Se não quisermos mais sair de casa, nem da nossa cama. Se não quisermos fazer mais nada, nem falar com mais ninguém. Se perdermos o total interesse pela vida… não é por preguiça, é Depressão.

6. “É maluco”.

Quantas pessoas já disseram isso, já perdi as contas e tenho certeza que você já ouviu isso de alguém também, mesmo que não fosse diretamente para você. É por esse preconceito que muitos comentem o erro de não pedir ajuda profissional, porque pensam: “Vão achar que sou maluca se eu for para um psicólogo”. Depressão não é loucura. Passa bem longe disso.

Espero que tenham gostado do texto, e por favor, se esforcem para não se importar com essas pessoas que falam palavras que por vezes te machucam. Elas não sabem a dimensão daquilo que dizem.

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

About the Author Carolina Santos

Sou formada em Administração pela UFPE e apaixonada por Psicologia. Lido com a Depressão desde sete anos de idade. Sou apaixonada por leitura e escrita. E meu maior sonho é poder ajudar as pessoas através das minhas experiências de vida. Participem do meu grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1969510996617235/ Lá eu interajo mais com vocês sobre a Depressão Abraço :*

follow me on:

Leave a Comment:

5 comments
Add Your Reply