A psicologia do narcisismo

A psicologia do narcisismo: Você conhece alguém que se auto-promove o tempo todo ou que vive preocupado com seu status ou com a aparência exterior? Se sim, você pode estar diante de um narcisista. Eles acreditam que são mais inteligentes, mais bonitos e mais importantes do que os outros, mas, essa combinação de características pode se tornar um potencial distúrbio psicológico.

Existem dois tipos de narcisismo:

1- Que ou quem é muito voltado para si mesmo ou para a própria imagem.
É o tipo mais fácil de reconhecer, são pessoas extrovertidas, dominantes e que buscam chamar a atenção.
2- Que ou quem se narcisa.
Trata-se de narcisistas mais vulneráveis, são silenciosos e reservados.

O Transtorno de personalidade narcisista é classificado como uma doença mental quando a pessoa se preocupa excessivamente com a sua própria satisfação pessoal, com o poder, com a sua vaidade e o seu prestígio, se comparando constantemente com outras pessoas. Esse tipo de narcisista pode se desenvolver a partir de pais que supervalorizam as realizações do seu filho. O Narcisista vulnerável é justamente o oposto; pode se desenvolver através de um mecanismo de auto-preservação que a pessoa usa para proteger seus sentimentos de algum possível dano, e é freqüentemente, o resultado do abuso infantil.

Aproximadamente 6,2 % dos adultos hoje sofrem com esse distúrbio psicológico – as crianças são isentas do diagnóstico porque ser auto-centrado é uma parte do desenvolvimento natural da infância e de como elas aprendem a se encaixar no mundo ao seu redor. Com o tratamento, em vez da auto-estima inflada, os narcisistas podem desenvolver uma compreensão bem mais saudável de si mesmos, assim como a criança aprende a superar o seu próprio egocentrismo.

O Narcisismo talvez seja um dos problemas psicológicos que mais desperta o interesse das pessoas. Para aqueles que querem saber mais sobre o narcisismo, compartilho este vídeo que saiu há alguns dias atrás e explica em 5 minutos as principais características da personalidade narcisista, seus tipos e quando se torna um transtorno.

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment:

3 comments
Add Your Reply