10 Séries Que Todo Mundo Que Gosta de Psicologia Deveria Assistir

Com a ascensão das séries no mundo da Internet, tornou-se cada vez mais necessário a criação de personagens mais complexos que o dos filmes, pois elas são mais longas e, portanto, para que a série chegue pelo menos até o fim da primeira temporada e capte a atenção do espectador, necessitam de um pouco mais de criatividade e empenho na sua criação. Esse campo atraiu pessoas interessadas na análise da mente e comportamento humano ou, em outras palavras, amantes da psicologia.





A seguir temos uma lista das 10 séries psicológicas que, na nossa opinião, todo amante de psicologia deveria assistir:

1. Breaking Bad

Walter White (personagem interpretado brilhantemente por Bryan Cranston) tornou-se um ponto de referência quando se trata da aceitação de uma doença e da preparação para a morte. Apesar de muitos terem rotulado a série como um pouco lenta demais, a primeira temporada de Breaking Bad é uma grande aula de psicologia. Capítulo por capítulo, os autores tentaram narrar uma transformação que ocorria dentro do personagem, cujo resultado teve mais espectadores do que a final da Liga dos Campeões.

2. The Sopranos

Considerada a melhor série da história, também faz parte da nossa lista das 10 melhores séries de psicologia. Tom Wolfe disse “ela deveria ser estudada nas Universidades da mesma forma que Hamlet”. As sessões de terapia entre Tony Soprano e Dr. Melfi duraram sete temporadas. Mais de 4.300 minutos serviram para desenvolver a psicologia de dezenas de personagens, que foram mais que personagens, foram pessoas.





3. Enterapia

Se você achar um roteirista que escreva vinte minutos por capítulo sobre um diálogo entre duas pessoas sem que o espectador perca o interesse, pode ter certeza que encontrou um ótimo roteirista. Mais complicado ainda se essas conversas forem de sessões de terapia. A série “Terapia” não é apenas um diálogo entre duas pessoas, é uma aula de psicologia capaz de proporcionar um mergulho profundo na psicologia dos personagens.

4. Lie To Me (Minta Para Mim Se Puder)

Baseada nos estudos do famoso psicólogo Paul Ekman, Lie to me ( Minta para mim, se puder) é uma lição de linguagem não-verbal, mostra como ela pode ser usada para detectar mentiras. Embora a psicologia de seus personagens não seja tão profunda como a das outras séries supracitadas, os escritores desta série conseguem ganhar a sua atenção até o fim de cada episódio. Ela foi baseada no livro de Ekman”Como detectar mentiras” que se tornou um best seller graças ao enorme sucesso da série.

5. Six Feet Under

Existem finais de séries que te deixam surpreso e outros que não correspondem as suas expectativas. Mas finais emocionantes que te tiram lágrimas dos olhos como o da série “A dois metros de profundidade” são difíceis de ser encontrados. Os espectadores criam uma relação de empatia com os personagens ao longo da série.

6. Dexter

Dexter não poderia faltar. Dexter é um membro da Polícia Forense de Miami e em seu tempo livre se dedica a canalizar seus impulsos homicidas matando criminosos. Essa série te faz refletir sobre a interação entre nossa vida pública e privada. Faz com que o espectador se posicione moralmente frente as ações de Dexter. Faz você se questionar se o que ele faz é certo ou errado e como você agiria nessas situações.

7. Hannibal

Essa série é mais uma merecedora de estar no pódio das melhores séries psicológicas. Nem tanto por seus personagens e enredo (que por si só tem muito de psicologia), mas pela série de simbologias impregnadas na série. Essas simbologias fazem com que o espectador se conecte com a série e grande parte dela é explicada por essas pequenas aparições simbólicas.





8. Les Revenants

É uma ótima série francesa que mistura drama a um enredo de mistérios e forças naturais. A história começa em uma pequena cidade nos Alpes franceses. Nesse local começa a aparecer pessoas que haviam morrido anos atrás, elas ressurgem com a mesma aparência e roupas que usavam pouco antes de morrer sem saber o que aconteceu. Les Revenants é considerada uma série psicológica pela importância e esforço que as famílias e vizinhos fazem para se adaptarem a essa nova situação, apesar de não saberem o que está acontecendo e as dificuldades em gerir seus sentimentos de apego e medos irracionais em relação a esses “fantasmas”.

9. Masters of Sex

É uma ficção audiovisual baseada em um livro escrito por Thomas Maier intitulado “Os mestres do sexo: A Vida e obra de William Masters e Virginia Johnson, o casal que ensinou à América como amar”. Fala sobre a vida e carreira de William Masters e Virginia Johnson, dois pesquisadores da sexualidade humana que durante os anos 50 e 60 mudaram a maneira pela qual o Ocidente compreendia o sexo e os relacionamentos até então.

10. My Mad Fat Diary

É uma série britânica com foco na vida de Rae, uma jovem que luta para levar uma vida normal após ter deixado um hospital psiquiátrico, onde foi hospitalizada por causa de depressão e transtornos alimentares. Ela entra em contato com sua amiga Chloe e esconde o fato de ter sido hospitalizada, a partir daí tenta mostrar o seu melhor lado para começar uma nova vida. É uma série altamente recomendada tanto pelo seu enredo quanto pela honestidade com que a personagem principal transpassa ao narrar os fatos.

Fonte: PsicologiayMente traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply