Neurogênese: como novos neurônios são formados?

1

É sabido que algumas experiências e hábitos podem matar nossos neurônios, como, por exemplo, a ingestão de bebidas alcoólicas, uma má alimentação, um acidente cerebral, etc. Há uma longa lista de situações que podem levar a uma baixa na população neuronal no seu cérebro. Isso significa que você corre o risco de estar perdendo essas células nervosas diariamente. No entanto, na vida cotidiana típica de um cérebro humano normal, também há espaço para o nascimento de novos neurônios, esse fenômeno é chamado de Neurogênese.





Mas o que é a Neurogênese?

Por muitos anos, acreditou-se que o cérebro humano começava a se desenvolver na infância e parava na vida adulta, ou seja, você nascia com um número predeterminado de neurônios que iam morrendo ao longo de sua vida. No entanto, a Neurogênese prova o contrário: o cérebro humano continua se desenvolvendo na idade adulta, pois continua a produzir neurônios. O surgimento dessas novas células foi encontrado no hipocampo, ao redor dos ventrículos laterais. É uma grande descoberta, pois isso significa que a qualquer momento podem surgir novos neurônios e que eles podem migrar para outras partes do cérebro.

Para que serve a Neurogênese?





Tudo que acontece em nosso cérebro a nível microscópico é sempre mais difícil de ser estudado, e o fenômeno da neurogênese não é uma exceção a isso. Sabemos que novos neurônios podem surgir em seres humanos adultos, mas não sabemos muito bem quais situações desencadeiam esse nascimento. No entanto, a maioria dos neurocientistas concordam que o nascimento de novas células nervosas desempenha um papel importante na plasticidade cerebral , ou seja, na capacidade do cérebro de se adaptar a novas experiências e mudanças ao longo do tempo.

O fato da neurogênese ocorrer no hipocampo é muito interessante, pois esta estrutura do cérebro atua como uma divisória entre as experiências presentes e a memória. Portanto, é essencial para a formação da memória quanto da aprendizagem.  O nascimento de mais neurônios nesta parte do cérebro poderia significar uma maior capacidade de sintetizar o passado e o presente, pois para se adaptar a um novo ambiente precisamos recorrer aos nossos recursos e conhecimentos prévios, ou seja, ao passado, que por sua vez, prediz o futuro.  Como as experiências passadas são preditoras do futuro, o hipocampo sempre desenvolve novos neurônios para evoluir. A neurogênese, de certa forma, compensa a morte de alguns neurônios perdidos ao longo da vida.

Em quais situações nascem novos neurônios?





Não podemos dizer exatamente quais experiências, hábitos ou situações desencadeiam o nascimento de novos neurônios. No  entanto,  podemos dizer que o estresse, o sedentarismo e a privação do sono podem reduzir o aparecimento desses novos neurônios. Enquanto a prática de exercícios e a exposição a ambientes que desenvolvam o seu lado cognitivo podem facilitar o acontecimento da neurogênese.

Dicas para aprimorar neurogênese:

  • Dormir bem o suficiente para não se sentir cansado durante o dia;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Meditar e evitar a exposição ao estresse;

Esses são passos simples de se seguir e podem ajudar no desenvolvimento da neurogênese. Não se preocupe, a parte complicada fica por conta do seu próprio cérebro.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

3 comments
Add Your Reply