Arte Terapia: terapia psicológica através da arte

arte terapia

Isso pode lhe surpreender, mas saiba que a arte também pode ser uma ferramenta terapêutica muito eficaz no tratamento de doenças associadas à saúde mental e também ao bem-estar. A arte terapia é uma nova disciplina que visa promover hábitos saudáveis através da expressão artística. Os benefícios obtidos através da arte terapia são tanto psicológicos quanto sociais.

Mas o que é Arte Terapia?





Arte terapia é uma forma de terapia expressiva que utiliza o processo criativo para melhorar o bem-estar físico e psicológico do paciente.

A expressão das emoções através da arte pode ajudá-lo a resolver problemas do passado, melhorar seu autoconhecimento, aumentar sua autoestima, ajudar a regular o controle emocional, reduzir o estresse e a ansiedade e aumentar a sua criatividade. Não se preocupe, você não precisa ser um artista super talentoso para se beneficiar dos aspectos positivos da arte, haja vista que o seu objetivo é apenas melhorar o bem-estar e qualidade de vida.

Mas quem pode se beneficiar da arte terapia?





A arte terapia pode ajudar pacientes que sofrem de transtornos mentais, na reabilitação de prisioneiros, na recuperação de pessoas que sofreram estresse pós-traumático ou abuso sexual, no tratamento do autismo e Alzheimer, ajuda na recuperação de pessoas com depressão e com outros distúrbios psicológicos, mas pode-se dizer que qualquer um pode se beneficiar da arte terapia. Através da arte terapia os pacientes resolvem conflitos psicológicos, melhoram suas habilidades cognitivas e sociais, resolvem problemas comportamentais enquanto desfrutam de uma terapia agradável e minimamente invasiva.

A Origem da Arte Terapia:

Os seres humanos têm usado a arte como forma de expressão e comunicação há anos. No entanto, a arte terapia só foi reconhecida no início do século passado. Naquela época os profissionais da saúde perceberam que os pacientes que sofriam de transtornos mentais conseguiam se expressar através da arte, assim, começaram a explorar mais a arte como uma forma de terapia e hoje existem profissionais formados nessa área.

Os benefícios da Arte Terapia:





Depois de analisar os aspectos mais importantes da arte terapia vamos resumir os benefícios gerais que ela proporciona:
• Permite que a pessoa expresse seus sentimentos, pensamentos e emoções, o que age como uma forma de libertação pessoal;
• É uma forma eficaz de ajudar pessoas que tenham dificuldade para se expressar;
• Promove o autoconhecimento emocional e regula o comportamento;
• É útil nas áreas de reabilitação, educação e saúde mental;
• Melhora a qualidade de vida;
• É muito eficaz no tratamento de problemas sensoriais, físicos e motores, além de problemas de adaptação social;
• Ajuda no desenvolvimento de crianças e adolescentes que têm dificuldades de aprendizagem;
• Pode ser usada no tratamento de fobias;
• Reduz o estresse e a ansiedade;
• Melhora os sintomas de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH);
• É muito eficaz no tratamento de pessoas com distúrbios alimentares;
• Fortalece a autoestima e ajuda os pacientes que sofrem de depressão;
• Tem se mostrado eficaz em ajudar pacientes que sofrem de doenças terminais.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply