Crise de ansiedade: Como lidar?

crise de ansiedade

Crise de ansiedade: Como lidar? Como sabemos, a ansiedade é um sentimento que pode afligir qualquer pessoa, em níveis diferentes. É aquele sentimento que envolve um “sofrimento” antecipado por algo que ainda não aconteceu e que talvez nem venha a acontecer. É a expectativa por uma situação que acreditamos ser ”fatual” ou que irá acontecer irremediavelmente.

O que poucas pessoas sabem é que a ansiedade, embora seja algo natural e até saudável, pode prejudicar a saúde do indivíduo que atinge o seu nível mais preocupante.

É possível ter uma crise de ansiedade e, em muitos casos, para sair dela é necessária a utilização de medicamentos específicos aliados com psicoterapia. Particularmente, passei por uma crise de ansiedade há uns dois meses atrás e gostaria de compartilhar os sentimentos envolvidos nessa fase que, pode acreditar, é muito ruim.

Sentimentos presentes numa crise de ansiedade:

  1. Nó na garganta: Parece que algo está fora do lugar. Você está tão preocupado com alguma coisa que isso lhe provoca a sensação de ter um nó na garganta, que é sufocante.
  2. Vontade de chorar absurdamente: Quanto maior a sensação de sufocamento, maior é a vontade de chorar. É como se alguém estivesse com as mãos sobre o seu pescoço, e essa situação horrível me fazia querer chorar. Aliás, nessa fase, tudo virou motivo para chorar.
  3. Falta de ar: É um sentimento até esperado por quem sente um nó na garganta. Mas este é mais sufocante. Parece que você tem que fazer mais esforço para respirar, porque o oxigênio que vem é insuficiente (ilusoriamente).
  4. Falta de sono: Como você só consegue pensar naquilo que te traz ansiedade, sua mente fica a mil, e você, em decorrência disso, mal consegue dormir.
  5. Dificuldade para se concentrar: Essa foi uma das piores sensações. Você não consegue se concentrar em nada: Desde coisas mais bobas e simples até as mais complexas. Você não consegue ler, assistir TV, navegar na internet, sair com amigos ou simplesmente relaxar, porque sua mente não deixa você pensar em mais nada a não ser naquilo que te traz ansiedade. O resultado dessa falta de concentração é o desespero, que leva ao choro.
  6. Sintomas depressivos: Alguns sintomas depressivos podem vincular-se à ansiedade, visto que a situação começa a ficar insuportável e seu cérebro deixa de raciocinar de forma adequada. Aliás, os cinco sintomas descritos anteriormente também fazem parte das crises de Depressão, a diferença é que elas se concentram em um único fator que pode te trazer preocupação, por exemplo, e consequentemente a ansiedade, gerando uma grave crise.

Os sintomas de uma crise de ansiedade podem durar até uma semana ou mais se não for tratada. Se você está sentindo a maioria dos sintomas descritos acima, por mais de dois ou três dias, fique em alerta e procure um profissional.

Espero que tenha gostado e que minha experiência tenha ajudado você de alguma forma. Até a próxima!!!

About the Author Carolina Santos

Sou formada em Administração pela UFPE e apaixonada por Psicologia. Lido com a Depressão desde sete anos de idade. Sou apaixonada por leitura e escrita. E meu maior sonho é poder ajudar as pessoas através das minhas experiências de vida. Participem do meu grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1969510996617235/ Lá eu interajo mais com vocês sobre a Depressão Abraço :*

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply