Como identificar atitudes e comportamentos típicos de indivíduos egoístas?

egoismo

Todos nós já conhecemos alguém egoísta durante nossas vidas. No entanto, raramente nos damos conta de que estamos sendo egoístas. É muito difícil detectar atitudes egoístas em nós mesmos e quando as notamos, tentamos justificar essa postura com alguma desculpa que não nos faça se sentir mal.

A seguir estão as 7 características mais comuns das pessoas egoístas:

1. Se aproveitam de todas as situações para se beneficiar:

Elas tentam se beneficiar de situações rotineiras, são especialistas nisso. Alguns detalhes podem demonstrar esse egoísmo como, por exemplo, pagar menos que os outros em um jantar entre amigos, colar nas provas, furar a fila do supermercado, etc. Muitas vezes esses pequenos detalhes passam despercebidos, no entanto, podem demonstrar muito sobre o caráter de alguém.

2. Geralmente não gostam de compartilhar:

 

Esses indivíduos não gostam de partilhar seus bens materiais e preferem desfrutar tudo sozinhos. Geralmente relutam muito antes de emprestar dinheiro, dar carona, entre outras coisas do gênero. Dão muita importância à exclusividade, de serem  os únicos a desfrutar algo novo, como por exemplo, um livro novo, um carro novo, etc.

3. Levam ao extremo o princípio da reciprocidade:

Poderíamos dizer que eles são um pouco rancorosos. Se no dia de seu aniversário você não lhe trouxer algum presente, pode contar que o seu nome vai parar na lista negra, e se esqueça de receber algum presente dessa pessoa no futuro. Essas pessoas levam ao pé da letra a ideia de “troca”, ou seja, só vão lhe dar algo se souberem que irão receber algo em troca futuramente, são extremamente vingativas.

5. Não gostam de emprestar nada:

Se você pedir algo emprestado a uma pessoa egoísta, é bem provável que ela recuse, a menos que tenha uma boa razão para isso, como por exemplo, se beneficiar dessa situação para pedir algo emprestado no futuro.

6. Não gostam de fazer favores:

Essas pessoas geralmente são frias e calculistas, só agem a favor de si mesmas. Se você precisar de uma carona, pode ter certeza que ela só vai ajudá-lo se você morar por perto. Elas aplicam critérios de eficiência em suas vidas e isso pode se tornar desagradável para os outros. Muitas vezes são vistos como indivíduos frios e hostis, mas felizmente todos nós temos a capacidade de mudar a nossa forma de pensar e, consequentemente, eliminar o egoísmo de nossas vidas. O egoísmo é uma habilidade que foi aprendida, portanto, também pode ser modificada e trocada por outras formas de pensar e agir que promovam a empatia e o bem-estar.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: