Dizer “não” é mais difícil do que ouvi-lo?

Palavrinha mágica que faz nosso dia e nossa vida melhores!

As pessoas sempre dizem que “fulaninho não sabe ouvir não”. Vamos refletir sobre isso: a pessoa é ouvinte (tem sua audição em pleno funcionamento)? Se não tem, sabe se comunicar de alguma forma (Libras, leitura labial, escrita…)? Bom, para qualquer ser pensante, que compreenda níveis simples de comunicação, é sim possível “ouvir um não”. Salvo casos de transtornos psicológicos, que não estão em questão nesse momento, todos sabem ouvir não, no sentido literal da expressão.

Precisamos educar nossas crianças para que elas saibam que não terão as coisas de “mão beijada”, que muitas vezes o que queremos não acontece, e na grande maioria das vezes podemos agradecer por isso! Se desde cedo sou educado a compreender que não posso e não devo algo, cresço com uma habilidade emocional mais favorável a ser forte e enfrentar as dificuldades da vida, inclusive para correr atrás do que quero com mais afinco e objetividade.

A questão sobre dizer o “não” é: como você se posiciona ao perceber que houve insatisfação, reclamação e/ou protesto ao ter dito esse não para alguém? Você desiste da sua posição para satisfazer o outro? Já se percebeu mentindo sobre algo para que o “não” seja aceito pelo outro? Que situação triste! Existem pessoas assim realmente, que fazem você se sentir impedido de ser você mesmo, e para agradar você acaba cedendo. Pessoas essas que não aceitam seus motivos e justificativas, que não aceitam seu jeito de ser. Mas esse é o tipo de pessoa que você deve manter por perto? É alguém que te respeita, que gosta de você como é, na sua essência? Será?

Após essa reflexão, será que o outro não sabe ouvir “não”, ou você que se deixa dominar e não sabe é dizer o tal do “não”? A partir do momento em que sabemos o que queremos, a opinião do outro deixa de ser relevante a ponto de nos intimidar, nos fazer mudar de ideia. Se você se mantiver firme, todos saberão ouvir o seu NÃO em alto e bom som, sem precisar de justificativas. E com certeza o seu SIM será imensamente mais valorizado, pois será uma escolha verdadeira!!

About the Author Samira Oliveira

Meu nome é Samira Oliveira. Sou Pedagoga e Psicóloga. Especialista em Psicopedagogia, Psicologia Educacional e Psicologia Positiva. Sou também autora de livros voltados para a educação e para a psicologia. O objetivo dos meus textos é trazer informação aos leitores, com uma linguagem de fácil compreensão.

Leave a Comment: