Algumas importantes lições de vida que podemos aprender com as crianças

lessons-from-children

As crianças são criaturas fascinantes que podem nos ensinar muito sobre a vida. Elas são mais confiantes, corajosas, e aproveitam a vida de uma forma muito mais intensa do que a maioria dos adultos. Na verdade, elas são capazes de fazer muitas coisas melhor do que os adultos. A seguir está uma lista de lições de vida que podemos aprender com elas:

Um novo começo a cada amanhecer:

As crianças começam o dia com o humor renovado. Elas não se preocupam com o que aconteceu ontem, para elas cada dia é um novo começo. Às vezes ficamos tão chateados com o que aconteceu conosco, que acabamos ficando presos ao passado. Esquecemo-nos que todos os dias são novas oportunidades para fazer novos amigos, ter novas experiências, aprender coisas novas, etc. As crianças não carregam a bagagem de um dia para o outro, elas começam tudo de novo, sempre.

Elas são corajosas:

As crianças não se sentem tão limitadas quanto os adultos, elas não ficam confinadas em seus medos, elas sequer pensam na opinião dos outros sobre elas, para elas isso não é tão importante quanto é para a maioria dos adultos. Crianças são espontâneas, enquanto muitos de nós, adultos, exitam em fazer as coisas que desejam por medo da crítica alheia.

Experimentam coisas novas:

As crianças não têm medo de experienciar coisas novas, pelo contrário, elas se sentem instigadas por novas experiências, o desejo por experimentar coisas novas é maior do que qualquer desconforto que possam sentir. Por outro lado, a maioria dos adultos vivem dentro de suas zonas de conforto, raramente se abrem para novas experiências.

Perguntam até se sentirem satisfeitas:

Elas perguntam por que fazemos as coisas do jeito que fazemos, rejeitam práticas obsoletas e procuram sempre as melhores soluções para os problemas. Estão sempre ávidas por satisfazerem a enorme curiosidade que possuem. A maioria dos adultos hoje em dia têm medo de perguntar até que horas são na rua. A pressão social e as “regras” da sociedade nos tornaram seres anestesiados e conformados.

Não se preocupam com o que os outros pensam:

As crianças não se preocupam com a imagem que estão transmitindo para a sociedade. Elas não estão nem um pouco interessadas por quantos seguidores têm no twitter ou sobre quantas curtidas suas fotos têm no Instagram, elas simplesmente fazem aquilo que desejam, ao contrário da maioria dos adultos que pensam e repensam mil vezes antes de postar uma foto porque estão preocupados com a sua auto imagem e seu status na sociedade. Os adultos tornam a própria imagem o centro do seu universo, não é de se admirar que existam tantos egos inflados por aí.

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: