• You are here:
  • Home »
  • Psicologia infantil »

A influência da figura paterna no desenvolvimento da personalidade e as consequências de crescer com um pai ausente

pai_ausente

A influência da figura paterna no desenvolvimento da personalidade:

O pai geralmente é o responsável por ajudar a criança a desenvolver suas habilidades para a vida. Se o pai estiver ausente, a criança pode formar sua personalidade de forma inadequada, tornando-a mais suscetível a desenvolver problemas psicológicos no futuro.


Isso não significa que uma criança que cresceu sem pai irá desenvolver algum problema psicológico, apenas que ela tem uma tendência maior a desenvolver algum distúrbio psicológico, principalmente na vida adulta. De qualquer forma, a ausência da figura paterna pode influenciar muito na vida do indivíduo.

 

Aqui estão algumas das complicações que podem ocorrer em uma criança que cresce com um pai ausente:

    • Tendem a ser inseguras: Na maioria das culturas, o pai é aquele que fornece a proteção e os recursos necessários para a vida. Quando uma criança é criada sem um pai, ela pode desenvolver sentimentos de insegurança. Se a mãe ou o cuidador não conseguir dinheiro suficiente para sustentar a família, o filho homem pode desenvolver problemas com relação à insegurança financeira, já a filha mulher tenderá a ficar fascinada por pessoas ricas. Os sentimentos de insegurança podem se estender  a outras áreas da vida da criança e, como resultado disso, ela pode vir a desenvolver transtornos de ansiedade.
    • Tendem a não desenvolver as habilidades adequadas para a convivência em sociedade: Sem a orientação certa, a criança sem pai pode não desenvolver habilidades importantes para a vida e acabar ficando para trás com relação às outras crianças de sua idade, tanto a nível acadêmico quanto social. A criança pode se isolar das demais e não conseguir obter boas notas na escola. Alguns estudos têm demonstrado que crianças com pais ausentes têm uma maior probabilidade de irem mal nos estudos.
    • Tendem a ser incapazes de seguir leis ou respeitar autoridades: As crianças com pais ausentes, especialmente as do sexo masculino, podem não aprender a se submeter a uma figura de autoridade, e como resultado disso podem se tornar rebeldes e adeptos da violação das regras. Se a criança não aprender que é necessário respeitar as leis e as figuras de autoridade, isso pode criar sérias consequências negativas para ela no futuro.
    • Tendem a não se sentirem amadas: Em alguns casos, a criança pode se sentir mal amada devido à ausência do pai. Isso prejudica principalmente as mulheres, já que, geralmente, a forma como a menina se relaciona com o pai é o que vai determinar como ela idealizará os seus relacionamentos amorosos. Tais mulheres podem até se apaixonar, mas não chegam a ter um relacionamento sério, muitas vezes se apaixonam com rapidez e logo perdem o interesse.
  • Tendem a criar um sentimento de inferioridade: Se a criança acreditar que a falta de um pai faz dela uma pessoa defeituosa, ela pode desenvolver um complexo de inferioridade. Isso pode prejudicar muito a sua autoestima, levando-a a ter problemas de insegurança com relação a si mesma no futuro, pois se acha menos digna que os outros. É claro que isso não tem nada a ver com a realidade, no entanto, o sentimento persiste e precisará ser tratado, caso contrário, essa criança vai sempre se sentir inferior.

Uma boa notícia para as crianças com pais ausentes:

Ainda que você tenha sido criado com um pai ausente, isso não significa que irá desenvolver algum dos problemas citados acima, e mesmo que você tenha desenvolvido algum deles, como por exemplo, um transtorno de personalidade indesejado, você pode mudar isso. Da mesma forma que você o aprendeu, pode desaprendê-lo se seguir os passos certos.

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: