Psiconlinews
Shares

7 Hábitos tóxicos nos relacionamentos que maioria das pessoas acham normais

Shares

Você conhece alguma pessoa tóxica? Mesmo que não conheça nenhuma agora, com certeza irá se deparar com alguma delas durante a sua vida. Lidar com esses indivíduos pode ser difícil e desgastante, para dizer o mínimo. Eles têm a capacidade de fazê-lo duvidar de si mesmo e lhe deixar em um estado de nervos realmente conflitante.





Então se você quiser saber como lidar com esse tipo de pessoa, a seguir estão algumas características que podem lhe ajudar:

1. Pessoas tóxicas são manipuladoras: O intuito delas é fazer com que os outros ajam de acordo com as suas vontades, gostam que o mundo gire em torno delas. Chegam até mesmo a usar outras pessoas para conseguir o que querem. Quando estiver em alguma relação com uma pessoa tóxica, esqueça que você existe, pois não existe igualdade neste tipo de relação.





2.Julgam a todos: Mantenha seus olhos e ouvidos abertos porque eles vão lhe criticar, eles criticam tudo o que você fez e o que deixou de fazer. Elas acreditam que nunca têm sua  parcela de culpa e chegam a mentir para que os outros acreditem no que estão contando.

3.Não assumem a responsabilidade por seus próprios sentimentos: Elas projetam seus sentimentos nas outras pessoas, e se você tentar dizer isso para elas, tenha certeza de que irão se defender veementemente contra aquilo que você está falando. Este tipo de pessoa não assume responsabilidade por quase tudo que faz.

4.Não pedem desculpas: Não veem razão para fazê-lo, pois a culpa é sempre da outra pessoa e não delas. Em muitos casos, embora utilizem-se dos relacionamentos para atingir objetivos pessoais, elas tentam ganhar a simpatia e a atenção das outras pessoas através do vitimismo.





5.São inconsistentes: Elas adequam o próprio comportamento de acordo com quem estão falando, por isso é muito difícil saber quem elas realmente são. Mudam a atitude, o comportamento e até mesmo suas opiniões de acordo com aquilo que elas querem que aconteça. (E não tenha dúvida, elas são bem convincentes em fingir serem gentis quando querem algo de você).

6.Fazem com que você prove a si mesmo para elas: Pessoas tóxicas fazem você escolhê-las em vez de outra pessoa, assim como fazem você escolher o que elas querem em vez daquilo que você quer. Muitas vezes isso acaba se transformando em uma espécie de jogo no qual você fica dividido e tem que conquistar a atenção delas, mas não se engane, só elas têm o poder de escolha nessa relação. Chegam ao ponto de fazer com que você corte alguns relacionamentos significativos a fim de satisfazê-las.

7.Eles não ligam para o que é importante para você: Na verdade, as coisas boas que acontecem com você faz com que a sua atenção se distancie delas e isso faz com que elas não alcancem os seus próprios objetivos. Cuidado com pessoas que sempre acham defeitos em você e que lhe fazem se sentir mal, e não se engane, a lealdade é uma palavra estranha para elas.

As pessoas tóxicas, muitas vezes querem que você conserte a vida delas, assim como os seus problemas. Querem que você sinta pena delas e que se sinta responsável pelo que lhes acontece. No entanto, os problemas nunca são realmente resolvidos, uma vez que você ajudou-a com alguma coisa, logo surge outra questão para resolver. Elas querem a sua simpatia e apoio contínuo, criam um teatro após o outro a fim de obter o que querem. Tentar ajudá-las com seus problemas nunca funciona, e no final você se preocupa mais com ela do que ela mesma.

Esse tipo de pessoa geralmente drena as suas energias e um simples encontro com elas pode lhe deixar emocionalmente mal. Passar um tempo com elas significa ajudá-las a resolver os seus problemas, o que geralmente vai lhe deixar cansado, insatisfeito e muitas vezes até mesmo com raiva. Não permita-se permanecer em uma relação na qual você só dá e não recebe nada em troca, isso não é egoísmo, isso é dignidade!

Seu tempo e energias são essenciais para a sua própria vida, uma vez que você perceber que todos os seus contatos com determinada pessoa são carregados de negatividade, não hesite em se afastar ou cortar relações com ela. Tenha mais cuidado ainda com os narcisistas tóxicos, eles geralmente ganham o controle da situação, inclusive ganham o controle sobre você. Esse tipo de pessoa vai tentar convencê-lo de que ela é essencial na sua vida, vai sempre achar que o modo de pensar dela é bem melhor do que o seu, que ela sempre está certa e você errado, além disso você precisa fazer o que ela diz. Invadem o seu espaço sem a menor preocupação e fazem questão de tentar lhe isolar das outras pessoas.

Este artigo pode ser entendido como uma visão geral sobre as pessoas tóxicas: Os relacionamentos são complexos e não é nada fácil lidar com pessoas tóxicas, pode demorar um tempo até você aprender a lidar com elas. A maioria das pessoas aprende bastante com as relações anteriores.

Muitos relacionamentos, principalmente os familiares, são mais difíceis de lidar, pois não é fácil simplesmente dizer adeus e ir embora. Por outro lado, se você se sente inferior ou mal sobre si mesmo por causa desse relacionamento, é hora de sentar e avaliar a questão com mais calma. Pode ser que a pessoa não mude, mas você pode mudar. Pese os prós (se houver algum) e os contras, tome a decisão de limitar o seu tempo com a pessoa ou acabar o relacionamento definitivamente sem olhar para trás.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on: