7 verdades sobre a Depressão que ninguém te conta

Junto com sua complexidade, a Depressão vem repleta de mitos e verdades profundas que são frequentemente julgadas e mal analisadas por inúmeras pessoas. O desconhecimento sobre o que o indivíduo passa durante as crises da doença gera muitos preconceitos, que inclusive afetam diretamente na melhora do mesmo.

 

Em vista disso, o artigo em questão irá desvendar 7 verdades camufladas, presentes na vida de pessoas que sofrem de Depressão. Verdades que precisam ser corretamente entendidas e levadas com empatia. Tenha uma boa leitura!

7 coisas que não te falam sobre a Depressão:

1. A Depressão não surge do nada, nem de repente. O processo de desenvolvimento da doença ocorre com base em cada experiência traumática vivenciada por um indivíduo. Portanto, é a junção desses acontecimentos dolorosos que proporcionam o surgimento da doença.

 

2. A maioria das pessoas que sofrem de Depressão possuem vergonha de assumir a doença. Os indivíduos sentem vergonha de si mesmos, como se a culpa pelo problema fosse deles, fato este que não tem nada de verídico. Não há vergonha alguma em sofrer de Depressão.

3. Ao contrário do que muitos pensam, sofrer de Depressão não é sinônimo de fraqueza. Afinal, sofrer anos com um histórico traumático de dor profunda implica em ter uma força incrível.

4. Não existe um motivo específico (na maioria dos casos) que leve ao suicídio. O que ocorre é que o indivíduo vem sofrendo por meses ou anos e, de repente, em algum momento, algum acontecimento torna-se uma válvula de escape, que funciona como um combustível que motiva a tentativa de suicídio.

5. A coragem para tirar a própria vida surge mais cedo ou mais tarde. Não importa quanto tempo demore. Essa coragem se desenvolve, caso o indivíduo não receba tratamento adequado para a doença. Desse modo, podemos concluir que a própria Depressão desenvolve esta coragem, visto que o seu objetivo principal é levar o indivíduo à morte.

 

6. O funcionamento saudável da mente não ocorre no caso da doença. Por estar sofrendo psicologicamente, devido aos acontecimentos traumáticos, qualquer decisão a ser tomada durante esse período deve ser adiada, visto que o indivíduo pode fazer escolhas precipitadas, que provavelmente não faria se estivesse completamente saudável.

7. Qualquer um pode desenvolver Depressão e em qualquer fase da vida. Desse modo, não menospreze alguém que sofre com a doença, pois um dia poderá ser você.

Esses 7 fatos referentes à Depressão não são nenhum segredo, mas, infelizmente, o preconceito com a doença é muito comum. Se você sofre de Depressão, entenda que tudo aquilo que você está passando não é culpa sua, e não hesite em pedir ajuda. Quanto mais cedo você tratar a Depressão, mais cedo irá apresentar melhora e, consequentemente, mudar e elevar a sua qualidade de vida.

Com Depressão não se brinca!

About the Author Carolina Santos

Sou formada em Administração pela UFPE e apaixonada por Psicologia. Lido com a Depressão desde sete anos de idade. Sou apaixonada por leitura e escrita. E meu maior sonho é poder ajudar as pessoas através das minhas experiências de vida. Participem do meu grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1969510996617235/ Lá eu interajo mais com vocês sobre a Depressão Abraço :*

follow me on:

Leave a Comment: