A principal causa dos nossos problemas é não sabermos como nos expressar…

É claro que nós, seres humanos, precisamos nos expressar. Temos necessidade de nos relacionar, de nos comunicar, de interagir, de amar, de sentir que somos amados e partilhar o nosso futuro.

 

No entanto, os problemas começam quando há falta de comunicação ou incapacidade de manifestar o que sentimos e pensamos, o que pode, inclusive, resultar em problemas ainda maiores.

Quando ouvimos as queixas de uma criança ou observamos como manifestam seu descontentamento, percebemos como é difícil expressar certas emoções. Se frustradas, choram e gritam, principalmente se não as entendemos ou se não lhes dermos espaço suficiente para completarem suas ideias, a mesma coisa acontece com os adultos, só que num nível um pouco mais complicado, porque além de precisarmos ter a capacidade e as ferramentas para nos expressar, muitas vezes não conseguimos fazê-lo.

 

Eu tentei encontrar o significado dessas duas palavras, comunicação e compromisso, porque acredito que é essencial para esclarecer a situação.

Carlos Sahagún

Ao expressamos nossos pensamentos e sentimentos, surge a necessidade de que chegue ao outro o que queremos transmitir. No entanto, qualquer falta de experiência pode complicar as coisas, e o não saber como expressar o que queremos pode acabar em um mal-entendido, daí nos frustramos, assim como as crianças, ficamos expostos às más interpretações e, finalmente, surgem os conflitos.

Para fazer chegar à outra pessoa exatamente o que queremos manifestar, precisamos levar algumas coisas em consideração. Em primeiro lugar, deixar de lado qualquer predisposição, afinal, nem sempre é bom ou agradável o que queremos falar. Em segundo lugar, devemos ter a serenidade necessária para que o outro consiga nos entender, caso atropelarmos as palavras, dificilmente conseguiremos falar de forma clara e de fácil entendimento.

O mais importante da comunicação é ouvir o que não é dito.  

Peter Drucker

Precisamos parar por um instante, acalmar o pensamento, e sentirmos que está bem claro o que queremos dizer, que conseguiremos fazer o outro entender, pois quando temos certeza do que queremos dizer, isso nos poupa de vários problemas e nos livra de muitos inconvenientes, pois a dúvida dá espaço para as controvérsias e más interpretações.

 

Olhe para a pessoa que você quer se comunicar, respire e fale fluentemente, sem tentar antecipar os acontecimentos, sem esperar adivinhar os seus pensamentos ou se predispor ao que ela vai responder ou tentar prever qual será sua reação, simplesmente concentre-se em transmitir aquilo que deseja, de maneira limpa e clara, com sinceridade e com tempo suficiente para esclarecer dúvidas e, assim, evitar inconvenientes.

Os homens vivem em comunidade por causa das coisas que eles têm em comum, e comunicação é o meio pelo qual  possuem coisas em comum.  

John Dewey

Muitas vezes acabamos nos envolvendo em situações inesperadas, inclusive quando não compreendemos o que aconteceu, mas se fizermos uma análise verdadeira da situação, nos daremos conta de que, provavelmente, o conflito partiu de uma má comunicação e da incapacidade de nos comunicar da maneira correta.

Conhecer as formas de comunicação não é a única virtude que precisamos para manisfestar o que queremos, devemos ter a serenidade, o equilíbrio e a coragem de falar sem ferir, sem confundir, e sem despertar interpretações equivocadas.

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply