Psiconlinews
Shares

5 frases que narcisistas e sociopatas usam para destruir a sua confiança

Com certeza você já se perguntou se alguém próximo a você é um sociopata ou julgou alguém como sendo narcisista. Mas como saber a diferença entre os dois? Primeiro é preciso esclarecer que nem todo narcisista é sociopata, mas todo sociopata é narcisista.





Confuso? Deixe-me tentar explicar mais detalhadamente. Embora existam algumas semelhanças entre esses dois tipos de personalidade, os motivos por trás daquilo que fazem e dizem são diferentes. Um sociopata quer ter controle sobre todas as áreas da sua vida, já um narcisista deseja que você dedique todo o seu tempo e atenção a ele. Entretanto, os dois dirão coisas similares para alcançar os seus objetivos.

A seguir estão as 5 frases mais comuns que os narcisistas e sociopatas dizem para fazer com que você pense que está ficando louco:

1. Eu não gosto de drama:





Eles vão dizer que odeiam todo e qualquer tipo de drama, mas logo logo você irá aprender que eles fazem mais drama do que qualquer outra pessoa que você já tenha conhecido. No início eles vão idolatrá-lo, elogiar a forma como você lida com os outros, o quão calmo ou decidido você é, além de muitas outras coisas. No entanto, é importante lembrar que eles são mentirosos compulsivos, trapaceiros patológicos e vítimas eternas de si mesmos.

Em pouco tempo essas qualidades virão a tona e você começará a perceber o quão ruins e egoístas eles realmente são. Toda vez que você mencionar as suas preocupações ou frustrações, eles reagirão como se você estivesse fazendo o maior drama do Universo e você vai acabar se sentindo mal por isso, acreditando neles e se frustrando consigo mesmo por agir de forma tão egocêntrica, mas não se preocupe, pois isso não é verdade.

2. Você é ____________.

Preencha o espaço em branco. Geralmente quando essa frase vier da boca de um narcisista ou sociopata a resposta será: louco, bipolar, fora de si, repugnante, cruel, nojento, etc. Eles começam a falar esse tipo de coisa geralmente quando o relacionamento já está indo por água abaixo.

No início do relacionamento, eles vão dizer que seus ex-colegas, amigos ou parceiros eram loucos, ciumentos ou sem compaixão alguma. No entanto, eles geralmente mantêm contato com essas pessoas e utilizam-se delas para adicionar mais caos ao seu relacionamento, toda vez que você não agir da forma que eles quiserem, irão compará-lo a essas outras pessoas, dizendo que você tem o mesmo comportamento tóxico que elas, assim você se sentirá inseguro e a sua autoestima irá por água abaixo, você simplesmente não saberá mais no que acreditar.

3. Você é muito sensível:






Depois de elogiá-lo durante 24 horas, ele vai começar a ignorá-lo por dias a fio e esperar que você reaja, isso é para ele como um brinquedinho preferido. E quando você tentar entrar em contato com ele, ele vai dizer que você é muito carente e vive chamando a atenção. A manipulação chega a tal nível que ele faz um jogo com você: primeiro vem os insultos, geralmente disfarçados de brincadeiras, depois ele usa as suas reações para fazer com que você pareça louco. Em poucas semanas ele pode transformá-lo em uma pessoa insegura e cheia de dúvidas, e é isso o que ele quer, porque assim você irá pensar que precisa dele.

4. Você não entendeu direito:

Todos nós corremos os risco de interpretar mal o que as pessoas dizem de vez em quando. Mas os narcisistas e sociopatas dirão intencionalmente algumas coisas que irão tirá-lo do sério. Então, quando você confrontá-los, eles irão virar isso contra você e culpá-lo pelo “mal entendido”. Muitas vezes eles negarão as suas próprias condutas, fazendo com que você duvide da sua própria sanidade.

5. Você não pode viver sem mim:

Este é o resultado que todos os narcisistas e sociopatas desejam. Usam de todos os meios para fazer você acreditar que não pode viver sem eles. Mas não se engane, eles não fazem isso porque querem ter um relacionamento saudável com você, mas sim porque querem ter o controle sobre você, e conseguem isso fazendo você parecer louco. Mas não deixe com que façam isso com você, você pode e vai sobreviver muito bem sem eles.

Se você perceber que está em uma relação assim, tente se afastar aos poucos e se ver que não vai conseguir, peça ajuda dos seus amigos e familiares, e não hesite em buscar ajuda profissional, se necessário.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on: