A Dependência Emocional

dependencia emocionaal
A dependência emocional é um estado psicológico que se manifesta nas relações sociais. Estas relações se caracterizam por serem instáveis, destrutivas e marcadas por um forte desequilíbrio, onde o dependente se submete e idealiza ao outro. Neste artigo nos centraremos na dependência emocional em relação ao parceiro.
Para a pessoa dependente, esta situação afeta de forma negativa a sua autoestima e a sua saúde física e/ou mental. Mas apesar do mal estar e do sofrimento que a relação lhes causa, se sentem incapazes de terminar a relação.





Quais são as características de uma pessoa dependente?

Baixa autoestima
Medo da solidão
Estado de ânimo disfórico (pensamentos e sentimentos negativos)
Preferir seu parceiro aos demais
Eleição frequente de parceiros egoístas, presunçosos e hostis
Necessidade de acesso contínuo ao parceiro
Autoanulação (renunciar a ser ele mesmo, com a finalidade de agradar)
Desejos de exclusividade
Necessidade de agradar (preocupação com as críticas e a rejeição)
Déficit de habilidades sociais (baixa assertividade)
Ocupar um papel inferior no relacionamento amoroso

A dependência emocional se converte em um problema quando a pessoa pretende preencher o vazio da sua vida com o seu parceiro ou com parceiros repetidos, quando deixa de ter objetivos e se concentra única e exclusivamente na relação.
A dependência emocional recebe uma larga lista de denominações na literatura científica e de autoajuda(apego afetivo, adicção ao amor, dependência sentimental, transtorno de personaliade dependente…). Porém, muito além nomenclatura, o que interessa é como eliminar ou diminuir a dependência emocional. Se o que se deseja é evitá-la e não chegar ao extremo descrito anteriormente,Antoni Martínez nos proporciona três dicas em seu blog “Psicología en Positivo”
Vamos pois às dicas ou conselhos para superar a dependência emocional:

Reconheça o problema para melhorar a sua qualidade de vida

Faça uma lista das coisas que lhe prejudicavam ou tem feito por teu parceiro (terás noção realmente do sofrimento a que estavas exposto)
Reforce sua autoestima
Aprenda a estar só
Potencie sua autonomia
Não deixe de lado as suas amizades
Tome suas próprias decisões

Como poderão comprovar, muitas destas dicas são necessárias para superar a dependência emocional. É fácil escrevê-las e lê-las, mas não cumpri-las. Por isso os psicólogos dispõem das ferramentas adequadas para solucionar essa classe de problemas de maneira efetiva.

Mª Pilar Ferre Ribera

Tradução: Maria Eliane

Para ver o texto original clique aqui

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: