8 Dicas Para Superar um Momento Ruim

ruim

Eu escrevo sobre depressão com freqüência e sou fascinada por formas saudáveis de melhorar e manter o estado de espírito, porque eu sofri de depressão e ansiedade durante a maior parte da minha vida. Desde que comecei a dançar e a viver uma vida mais autêntica, raramente fico triste, e quando fico não dura mais do que algumas horas ou, no máximo, um ou dois dias. Isso acontece com a maioria de nós de vez em quando; mas alguém só é diagnosticado com depressão quando já experimentou a tristeza de forma consistente por pelo menos duas semanas, juntamente com uma variedade de outros sintomas clássicos.



Ainda assim, a maioria de nós passa por momentos de tristeza quando o tempo fica mais frio e mais escuro, especialmente quando não nos sentimos tão bem com a vida e com nós mesmos. Mesmo quando esse estado de humor não evolui para um diagnóstico clínico, ainda é um desafio ter que lidar com o mau humor, especialmente se persiste ao longo do tempo.
Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a levantar o corpo e a mente de um ´´baixo-astral´´ e voltar à viver. Use-os para sair de um mau humor ou para manter um estado mental positivo.
Mova-se
Exercício físico regular pode ter o mesmo efeito sobre o seu estado de humor que tomar um comprimido de antidepressivo todos os dias, e os efeitos colaterais são muito melhores. Para fazer exercício físico regular, tudo o que você realmente tem que fazer é andar rapidamente: Caminhe para o trabalho, caminhe para enviar recados, ou  para si mesmo em um passeio com um amigo ou com seu parceiro. Você vai se surpreender com o quanto isso ajuda. Mesmo que seja a última coisa que lhe apetece fazer, você vai se sentir bem quando estiver lá fora fazendo isso.
Coma alimentos saudáveis durante todo o dia
Não fique muito tempo sem comer, isso vai fazer você ficar mal-humorado, e fique longe de alimentos açucarados ou bebidas que fazem aumentar o nível de açúcar no sangue, provocando mudanças de humor. Escolha alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão e sementes de linho ricos em fibras, para ter um cérebro feliz (literalmente).
Durma o suficiente
Pesquisas mostram consistentemente que não dormir o suficiente pode ter um efeito dramático sobre o seu estado de humor e capacidade de lidar com o estresse. Pode ser que você só precise de um pouco mais de sono, e se você dorme regularmente menos de sete horas por noite, eu quase posso garantir isso.
Passe algum tempo com os amigos, ou pessoas que fazem você sorrir
Lembro-me de um dia em que tive trabalho dental feito, e estava se sentindo ferida e mal-humorada. Eu não queria fazer nada, só ficar  no sofá e se lamentar. Então eu liguei a TV e me deparei com um programa de stand-up. Liguei para meu marido vir assistir comigo, e em poucos minutos estávamos ambos dando gargalhadas. Muita vezes, um mal-humor, um estado letárgico, surgem e parecem ter fixado residência permanente em seu cérebro, mas é apenas um estado temporário que pode mudar rapidamente com a estimulação correta.

Coloque a música que você mais gosta

É difícil ficar para baixo quando a música que você ama está tocando. Preste atenção à música, amigos, programas de TV e atividades que lhe dão energia e fazem você se sentir divertido e vivo, e use-as como suas armas secretas quando estiver se sentindo para baixo.
Sente-se direito
É verdade: Quando estamos nos sentindo mal, temos a tendência de desleixar. Fique em pé, ande de cabeça erguida e com um propósito, lembre-se de respirar, e acima de tudo, sorria, mesmo se você não sentir vontade. Você vai se sentir melhor.
Evite o álcool
O álcool vai fazer você se sentir bem por um momento, mas é um depressivo, e por isso, vai fazer o seu humor começar a deslizar de volta para baixo. Pior, ela afeta a profundidade do seu sono, fazendo você se sentir pior no dia seguinte, mesmo se você descansar um total de oito horas.
Pegue um sol
Eu sei, eu sei- rugas, câncer de pele, etc. Ainda assim, alguns especialistas acreditam que nossas taxas crescentes de depressão são resultado da quantidade cada vez maior de tempo que gastamos dentro de casa, e o fato de que usamos protetor solar quando saímos, bloqueando a capacidade do sol formar vitamina D através da nossa pele. Nossos cérebros precisam de luz, e a luz do sol, para manter a produção de neurotransmissores e se sentir bem.
Se você fizer todas essas coisas, eu não posso garantir que você vai se sentir bem, mas você deve se sentir melhor, e, sobretudo, tornar-se muito menos provável de ser derrubado por um mau humor novamente.
Uma observação importante: Se você estiver se sentindo para baixo por um tempo, e especialmente se você estiver tendo pensamentos suicidas, procure a ajuda ou a opinião de um profissional, além de seguir essas dicas.
Fonte: PsychologyToday traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: