Álcool é mais nocivo do que heroína ou cocaína, aponta estudo

alcool

O álcool é mais perigoso do que drogas ilegais como a heroína e o crack, de acordo com um novo estudo. 

Especialistas britânicos avaliaram substâncias, incluindo o álcool, cocaína, heroína, ecstasy e maconha, classificando-as com base em como elas são destrutivas para o indivíduo que a utiliza e para a sociedade como um todo.


Os pesquisadores analisaram como a droga é viciante e como ela prejudica o corpo humano, além de outros critérios como os danos ambientais que ela causa, o seu papel na quebra de famílias e seus custos econômicos, tais como cuidados de saúde, serviços sociais e de prisão.
A heroína, crack e metanfetamina ou cristal, foram os mais prejudiciais para os indivíduos. Ao considerar os efeitos nocivos mais amplos, como os sociais, o álcool, a heroína e o crack foram os piores.
No geral, o álcool ultrapassou todas as outras substâncias, seguido pela heroína e o crack. A maconha, o ecstasy e o LSD alcançaram marcas bem mais inferiores.
O estudo foi publicado segunda-feira na revista médica Lancet.
Especialistas dizem que o álcool atingiu marcas tão altas porque é mais amplamente utilizado e tem consequências devastadoras não apenas para os bebedores, mas para aqueles ao seu redor.
“Basta pensar sobre o que acontece [com álcool] em cada jogo de futebol”, disse Wim van den Brink, um professor de psiquiatria e dependência na Universidade de Amsterdã. Ele não estava ligado ao estudo e co-escreveu um comentário na Lancet.
Quando bebido em excesso, o álcool causa danos em quase todos os órgãos. Ele também está ligado a maiores taxas de mortalidade e está envolvido em uma maior percentagem de crimes que a maioria das outras drogas, incluindo a heroína.
Especialistas, no entanto, disseram que seria impraticável e incorreto proibir álcool.

Bebedores problemáticos

“Nós não podemos voltar aos dias de proibição”, disse Leslie King, conselheiro do Observatório Europeu da Droga e um dos autores do estudo. “O álcool está muito enraizado em nossa cultura e não vai embora.”
King disse que os países devem visar os ´´bebedores problema´´ e não a grande maioria das pessoas que bebem só de vez em quando. Ele disse que os governos deveriam considerar mais os programas de educação e elevar o preço do álcool, por ser mais viável.
Especialistas disseram que o estudo deve levar os países a reconsiderar a maneira como classificam as drogas. Por exemplo, no ano passado na Grã-Bretanha, o governo aumentou as penas por posse de maconha. Um de seus principais assessores, David Nutt – o principal autor do estudo da Lancet – foi demitido depois de ter criticado a decisão britânica.
“O que os governos decidem o que é ilegal nem sempre é baseado na ciência”, disse van den Brink. Ele citou considerações sobre receitas e impostos, como os que recebem das indústrias do tabaco e álcool, podem influenciar as decisões sobre quais substâncias são permitas ou não.
“As drogas lícitas causam tantos danos para a saúde e para a sociedade, se não mais, quanto as drogas que são ilícitas”, disse.
O estudo foi pago pelo Centro da Grã-Bretanha para o Crime e Estudos de Justiça.
Fonte: www.cbc.ca

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: