Pensamento positivo NÃO funciona. Aprenda como planejar e realizar seus objetivos

positivo

Alguns autores nos disseram por anos que o pensamento positivo era a chave para alcançar nossos objetivos. Agora evidências sugerem exatamente o contrário: que gastar muito tempo pensando sobre suas esperanças e sonhos podem torná-lo menos propenso a colocar o trabalho necessário para realmente alcançar esses sonhos. Então, se o ´´pensamento positivo´´ não funciona, pelo que as pessoas devem se orientar para alcançar seus objetivos?


Nesta semana o “Podcast Psicologia” – um empreendimento bastante novo da psicóloga cognitiva Gabriele Oettingen da Universidade de New York – falou sobre um plano de quatro etapas que ela desenvolveu em seus anos de pesquisa. (Oettingen é a autora do livro ´´Pesquisando o Pensamento Positivo: Por dentro da nova ciência da motivação) Oettingen explicou seu plano:
Desejo: Em primeiro lugar defina o seu objetivo. “Pense em um desejo que é essencial para você”, disse Oettingen. “O que é que você realmente quer? Isso poderia ser uma grande ambição para o Ano Novo, como correr uma maratona ou perder uma certa quantidade de peso, mas não precisa ser isso.”Eu faço isso todas as manhãs para no dia seguinte “, disse Oettingen no podcast. Seu desejo não tem que ser enorme, ele só tem que ser real, algo que você realmente quer.





Resultado: Aqui é onde um pouco de ´´pensamento positivo´´ volta para você para manter seu objetivo em mente. Pergunte a si mesmo: Se este meu desejo for realizado, qual será o melhor resultado possível? “Muitas vezes, é um sentimento”, disse Oettingen. “Você define esse resultado, e você imagina esse resultado. E uma vez que você imaginou o resultado, você mergulha num sonho acordado.”
 
Obstáculos: A etapa anterior tende a ser o lugar onde a maioria das pessoas param – sonhar acordado as faz se sentirem muito bem – mas Oettingen ainda não está satisfeita. Depois que você fantasiar um pouco sobre como vai se sentir quando seu objetivo for alcançado, traga sua mente de volta para a realidade. “Então diga: O que há em mim que me impede de experimentar esse desejo, esse resultado?”. ´´Muitas vezes é uma emoção, os mesmos velhos hábitos… Imagine esse obstáculo.”
Plano: “Uma vez que você imaginou esse obstáculo”, disse Oettingen: “você vai entender o que você precisa fazer para superá-lo.” Comece com um plano se/então – ´´se´´ este obstáculo aparecer, ´´então´´ você vai fazer X para contorná-lo e seguir seu objetivo.
A pesquisa de Oettingen mostrou que este método tem ajudado as pessoas a comer mais frutas e verduras; Ela também ajudou os alunos a alcançar melhores notas na escola, e até tem ajudado as pessoas a serem menos inseguras em seus relacionamentos amorosos.
Fonte: Nymag traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: