Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade de admitir seus erros?

admitir
Pesquisa identifica a crença fundamental que nos faz assumir responsabilidades.
Em qualquer relacionamento, há momentos em que você não faz a coisa certa. Você pode ofender um colega. Pode gritar com o parceiro romântico. Você pode agir de modo egoísta. A fim de reparar o relacionamento, no entanto, você precisa assumir alguma responsabilidade. Ao fazer isso, você pode estar mudando a si mesmo, para ser uma pessoa melhor nos seus relacionamentos futuros.





Se assumir a responsabilidade o ajuda a mudar, então as suas crenças sobre a mudança devem influenciar a sua tendência para assumir a responsabilidade por suas ações. Será que isso acontece? Esta questão foi examinada por Karina Schumann e Carol Dweck em um artigo publicado em dezembro de 2014: Personalidade e Psicologia social.


Em um estudo, pesquisadores analisaram pessoas que estavam vivendo relacionamentos de longo prazo com seus parceiros. Os pesquisadores avaliaram as crenças das pessoas sobre se a personalidade pode mudar. Eles também pediram às pessoas para manter um diário por uma semana. Se ocorresse algum conflito, os participantes foram informados para anotar se eles se desculparam, bem como se eles assumiram a responsabilidade por suas ações. Crenças sobre se a personalidade pode mudar não afetaram a decisão das pessoas em se desculpar por suas ações. Mas quanto mais forte as pessoas acreditavam que poderiam mudar, mais aumentava probabilidade de que elas assumissem a responsabilidade por seus erros.
Em um segundo estudo, os pesquisadores manipularam as crenças das pessoas sobre mudança fazendo-os ler um artigo científico apoiando a ideia de que a personalidade não muda, ou outro apoiando a ideia de que ela muda. Depois disso, os participantes liam alguns cenários que lhes induziam a imaginar que tinham feito algo errado para outra pessoa. Depois disso, os participantes respondiam uma série de perguntas, incluindo se eles iriam assumir a responsabilidade por suas ações.





Os participantes que leram que a personalidade podia mudar estavam mais propensos a dizer que iriam assumir a responsabilidade por fazer algo errado do que aqueles que leramm que a personalidade relativamente fixa. Este estudo sugere que as crenças das pessoas sobre se eles podem mudar, podem ser manipuladas e que a manipulação destas crenças influencia a sua tendência de assumir a responsabilidade por suas ações.
Um terceiro estudo utilizou uma metodologia semelhante: Mais uma vez, as crenças das pessoas sobre a mudança foram manipuladas. Mais uma vez, os participantes leram um cenário em que eles tinham que imaginar ter feito algo errado para outra pessoa e foi perguntado se iriam assumir a responsabilidade por suas ações. Depois disso os participantes foram convidados a preencher fragmentos de palavras. Por exemplo, eles podiam ver o fragmento: THREA___. Os fragmentos foram escolhidos de modo que eles podem ser preenchidos com uma palavra relacionada ao stress ,como THREAT (ameaça), ou com uma palavra  não relacionada ao stress, como THREAD (linha). Quanto mais estresse as pessoas estiverem sentindo, será mais provável que elas preencham os fragmentos com palavras relacionadas ao estresse.
Como antes, os participantes que foram induzidos a pensar que poderiam mudar foram mais propensos a dizer que assumiriam a responsabilidade de fazer algo errado do que os induzidos a pensar que não poderiam mudar. Curiosamente, os participantes induzidos a pensar que não poderiam mudar preencheram mais com palavras relacionadas ao estresse ou a ameaça do que os participantes que foram induzidos a pensar que poderiam mudar.
Colocando tudo isso junto, sugere-se uma poderosa influência das crenças sobre a mudança. Quando você acredita que o seu comportamento pode mudar você, é mais provável que esteja disposto a admitir responsabilidades. A grande razão pela qual você é capaz de admitir um erro, é que você reconhece que, depois de admitir o que você fez de errado, isso poderá torná-lo uma pessoa melhor, assim você não se sentirá ameaçado por admitir erros. As pessoas que não acreditam que podem mudar ficarão estressadas ao admitir seus erros, porque elas acreditam que esses erros dizem algo fundamental sobre quem elas são como pessoas.
Em última análise, as pessoas podem mudar seu comportamento, mesmo que a mudança requeira algum esforço. Uma parte fundamental do processo é reconhecer o que você fez de errado e aprender com seus erros. Acreditar que você pode mudar lhe dá a melhor oportunidade para corrigir o seu comportamento e reparar seus relacionamentos.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: