Os ´´de esquerda´´ são mais inteligentes, afirma estudo.

65

As pessoas que apoiam a ideologia política de direita tendem a ser menos inteligentes do que as pessoas que apoiam a ideologia de esquerda; e aquelas que têm baixo QI na infância, quando crescem, têm opiniões racistas e homofóbicas, afirmou o polêmico estudo.

Políticos conservadores incentivam o preconceito, segundo os acadêmicos canadenses. A pesquisa realizada no Reino Unido, com mais de 15.000 pessoas, correlacionou a inteligência na infância com pontos de vista política na vida adulta.


Os autores afirmam que pessoas com baixa inteligência se identificam com a ideologia de direita  porque se sentem mais seguros com essa linha de raciocínio. 

O status social também desempenha um papel importante. O estudo publicado na revista Psychological Science revelou ainda que a ideologia de extrema-direita, geralmente, atrai pessoas com baixa capacidade de raciocínio, mais carregadas de valores racistas e xenófobos.

Os pesquisadores afirmaram que as habilidades cognitivas são essenciais para a formação das impressões que formamos sobre os outros, e são fundamentais para a pessoa desenvolver uma ´´mente aberta´´.

“Os indivíduos com habilidades cognitivas inferiores geralmente têm ideologias mais conservadoras, pois defendem a manutenção do status quo. A ideologia de direita proporciona uma sensação de ordem”.

A Pesquisa


A pesquisa realizada pela Universidade Brock, em Ontário no Canadá, usou as informações de duas pesquisas britânicas realizadas em 1958 e 1970 para avaliar a inteligência de milhares de crianças de 10 e 11 anos. Quando fizeram 33 anos, elas então foram questionadas sobre suas opiniões políticas. 

A Organização Nacional de Desenvolvimento Infantil realizou em 1958 a primeira pesquisa britânica. Participaram 4.267 homens e 4.537 mulheres, nascidos em 1958.

A segunda pesquisa realizada no Reino Unido  envolveu 3.412 homens e 3.658 mulheres nascidos em 1970.

Quando se tornaram adultos, os participantes tiveram que responder se concordavam ou não com afirmações como: “Eu não me importo que uma família de raça diferente da minha more perto de mim“. “Eu não me importo de trabalhar com pessoas de outras raças“. Eles também responderam se concordavam ou não com a ideologia política da direita conservadora. Foram feitas perguntas como:  “Eu daria aos infratores da lei uma punição mais dura” e “As escolas devem ensinar as crianças à obedecerem a autoridade.

Fonte: Psicologiaymente traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment:

8 comments
Add Your Reply