6 Dicas para Ouvir (alguém) Melhor

Share
66 ouvir - 66 - 6 Dicas para Ouvir (alguém) Melhor
“Eu só queria que você me ouvisse!” e você pensa (ou diz): “Mas eu estou ouvindo!”. Se isso já aconteceu com você pode ser o momento de mudar sua forma de escutar e adotar uma escuta um pouco mais empática. Confira abaixo 6 dicas pra ouvir (alguém) mais empaticamente e melhor.


Dê toda sua atenção

Sim, você pode muitas vezes conseguir escutar enquanto mexe no celular ou faz alguma outra atividade, mas para se sentir ouvida num nível mais profundo, precisamos também ser vistos e ver a reação da outra pessoa. Além disso, dedicar toda sua atenção à pessoa no momento em que ela fala pode ajudar a ela ter a sensação de que ela — e o que ela fala — é algo importante para você.

Ouça sem julgar ou opinar — a não ser que te peçam

Pode ser difícil, mas ouça de uma perspectiva emocional, não racional. Pense que você está ouvindo uma criança que precisa ser acolhida, não um adulto que toma decisões que podem ser avaliada quanto a sua eficiência ou pragmatismo. Escutar tem a ver com ajudar a pessoa a entender a se sentir ouvida e entender a si mesma, não com sua ansiedade em expressar uma opinião, julgamento ou dar uma solução ao problema.

Não minimize os problemas da outra pessoa

Cada um pisa em um lugar do mundo e tem sua própria história. Se a pessoa está querendo ser ouvida é porque o que ela tem a dizer é importante pra ela. Quando você trivializa ou minimiza algo, está comparando esse algo com um patamar do que seria ideal e, dar esse patamar pode fazer duas coisas: te colocar no lugar de uma autoridade que sabe de algo e a pessoa no lugar de alguém que não sabe uma obviedade. A relação, mesmo que não seja sua intenção, se verticaliza neste momento mas, para ouvir, é necessário uma relação entre iguais.

Preste atenção nas mensagens não verbais





Observe as emoções que acompanham a fala do seu interlocutor. Esteja aberto para perceber o tom de voz e as expressões verbais e gestuais que ele usa ao falar, pois tudo isso faz parte do que ele está dizendo. Quando escutamos alguém de forma mais atenciosa e profunda, estamos na verdade não apenas escutando o que ela fala verbalmente, mas como ela se sente com relação ao que está falando.

Você não precisa responder na hora

Segure o seu impulso de responder na hora e fique tranquilo caso se sentir pressionado em dizer algo. Se você estiver tranquilo, é capaz da própria pessoa oferecer uma solução e te surpreender ou continuar a conversa — e em momentos de grande sintonia- até falar algo parecido com o que você mesmo estava pensando!

Confira se você entendeu


Conferir se você entendeu serve a vários propósitos em uma boa escuta. Em primeiro lugar, te ajuda a estar bem situado para responder, em segundo, aumenta a conexão e terceiro, pode ajudar a pessoa a perceber aspectos no que ela mesma fala. Para conferir se você entendeu, você pode perguntar algo como “O que você está me dizendo é que … ?”  e parafrasear o que a pessoa falou ou “Queria muito entender melhor o que você está me dizendo, você pode me contar de outra forma?”. Você pode fazer também perguntas como “E como foi?” ou “E o que achou disso?” para poder entender mais sobre o que a pessoa te falou.
Ouvir com mais empatia pode ajudar o seu interlocutor a liberar emoções e se sentir querido e importante para você, o que por sua vez promove confiança e respeito, a redução de tensões e com isso facilita a resolução de problemas — tanto pra pessoa, quanto pra você : )

About the Author Mariana Farinas

Psicóloga junguiana corporal e sexóloga.

follow me on:

Leave a Comment: