A eterna busca pela felicidade

Sempre me perguntei qual o sentido da vida, e qual a razão de muitas pessoas agirem de determinadas maneiras. É difícil uma única resposta capaz de contemplar um questionamento desta natureza, mas podemos fazer uma análise daquilo que, acredito eu, todo mundo quer, independente de que posição esta pessoa tenha na vida: ser feliz.





Todo mundo quer ser respeitado, ser aceito, viver bem, ter saúde, dinheiro, ser reconhecido.

Quanto a felicidade, acontece muitas vezes de sentirmos uma grande necessidade de fechar logo um ciclo que iniciamos em nossa vida, como se a felicidade e a liberdade estivessem exatamente ali nos esperando de braços abertos: que sentimento de alívio desfrutamos quando terminamos a faculdade, a pós graduação, concluímos um texto, finalizamos o dia de trabalho. O fim é sempre o começo. É a oportunidade de recomeçar, ter novos sonhos, novos projetos, novas metas, nova vida. E o tempo não pára.

Mas ela, a felicidade, é como uma menina viajante pelo mundo sem direção e sem destino e não gosta de assumir compromissos vitalícios com Casamentos, Namoros, Noivados, Solteirices, Festas, Dinheiro, Títulos Acadêmicos, Profissões, Posses, Poder…ela nunca garantiu que estará eternamente em algum lugar. nunca. Por isso nem sempre as pessoas casadas estão felizes, nem as ricas, nem as solteiras, nem as graduadas e pós graduadas. Cada um sabe de si, de suas necessidades, daquilo que lhe encanta, aquilo que nos move, nos fascina, nos enriquece. O que serve pra mim nem sempre servirá pra você. Cabe a cada um descobri áquilo que nos falta, e batalhar pelo que almeja, batalhar pela nossa felicidade. A batalha é árdua, encontramos muitos desafios, muitas perdas, muita dor, muitos problemas, muitas pessoas a favor de nossos projetos e muitas pessoas contra. É a vida nos ensinando a sermos fortes, corajosos, valentes, sábios, pois como prêmio, conquistaremos a tão sonhada felicidade.





Ela (essa tal felicidade) simplesmente vive, anda, viaja, brinca (adora brincar com o planejamento das pessoas), e, como uma sedutora nata, muitas vezes engana. Por isso estejamos atentos, a felicidade pode estar mais perto do que se pensa, e em lugares mais inusitados, em coisas que as vezes nem imaginávamos. Aí tudo aquilo que buscamos não estava no mapa, estava no caminho, no trajeto cheio de curvas.

Então, quem possuirá essa felicidade por completo? em que lugar ela habitará e ficará? surpreendentemente e como resposta a todas estas perguntas, ela não está em lugar nenhum, ao mesmo tempo; está em todos os lugares. Está dentro de nós. Nós que devemos encontrá-la, senti-la, apreciá-la. Só nós saberemos de fato o que sentimos.Porque essa tal felicidade (que tantos buscam) só permanece onde tem liberdade, aceitação, acolhimento, amor, realidade e verdade… ela pode sair dali por um momento, mas sempre voltará.

About the Author Iandra Milena

Formada em Letras Português pela Universidade de Pernambuco. Funcionária pública. Solteira, 28 anos, amo minha família, adoro pesquisar temas relacionados a saúde, comportamento, psicologia e tecnologia.

follow me on: