Você precisa ficar um tempo sozinho

65

Escrevo para você num frio domingo de julho, de repente me dei conta que estamos na metade de 2015. Como passou rápido! Eu costumava não gostar de domingos, até descobrir que eu não gostava era do meu antigo emprego, por isso a proximidade da segunda-feira me deixava triste. Hoje meu domingo está sendo particularmente diferente e muito especial, estou desfrutando da minha própria companhia, ouvindo minha mente e meu coração.





Você já parou para pensar em como as pessoas têm se mantido ocupadas e concentradas ultimamente? É quase impossível ficar sozinho. Trabalho, estudos, filhos, cônjuge, esportes, doenças, viagens, problemas, e quantos problemas! Para completar o pacote temos o whattsap que vai conosco até para cama. Literalmente!

Às vezes entramos num modo tão automático que já não sobra espaço para o que realmente importa. Mas você pode me perguntar: o que realmente importa?

Importa viver de forma autêntica os anos que nos restam nesta terra, e ser autêntico é ser congruente com o que somos e o que fazemos. A vida passa rápido demais para vivermos de forma artificial e automática.

A questão é que muitas vezes não sabemos quem somos, e isso acontece porque perdemos o relacionamento entre mente e coração. Se você tem uma relação amorosa sabe perfeitamente que e a escuta e o diálogo trazem cada vez mais proximidade e conhecimento mútuo, o que evita muitos desentendimentos e frustrações.

Então por que causa, motivo, razão ou circunstancia você ouve os outros, mas não se ouve?

A frase Conheça-te a ti mesmo, atribuída ao filosofo Sócrates, deveria estar pregada num lugar bem visível de nossas casas. Que coisa poderosa é o autoconhecimento! Vivemos a todo tempo tentando conhecer e compreender os outros, não há nada de mal nisso, porém, se você não for capaz de conhecer a si mesmo não poderá fazer muita coisa com qualquer conhecimento que tenha dos outros.

Você gosta de sua companhia?

Faça o teste. Escolha um dia dessa semana e procure passar um tempo sozinho. Sozinho mesmo, sem filhos, marido ou esposa, sem televisão, músicas, celular, whattsap nem pensar! Durante esse tempo não se esforce para pensar em nada específico, apenas espere e os pensamentos virão. Não se espante se começar pensar em coisas que considera “nada a ver”, no início é assim. Estamos tão desacostumados a ficar sozinhos que quando isso acontece temos uma sensação realmente estranha.

Mas conforme o tempo for passando, você começará a sentir-se mais tranquilo, nesse momento pergunte-se:





1 eu estou onde gostaria de estar? Isso inclui trabalho, relacionamento, religião, etc.

2 eu sei onde quero chegar? Ou seja, você tem metas e objetivos definidos?

3 O que me deixa feliz? Acredite a resposta para essa pergunta ira te surpreender na maioria das vezes.

Às vezes passamos muito tempo vivendo para satisfazer a expectativa de alguém, o perigo disso é que você pode se tornar uma pessoa muito vulnerável ao sofrimento, de acordo com a resposta dos outros as suas atitudes.

Talvez você tenha se afastado tanto do seu SELF (si mesmo), que a caminhada de volta a sua essência levara um tempo considerável. Não há nenhum problema com isso.

Como dizem por aí, uma longa viagem começa com um único passo. E a viagem para o autoconhecimento é incrível, relava coisas surpreendentes.

Comece agora mesmo!

Um grande abraço.

About the Author Jaqueline Bento

Mulher, psicóloga, apaixonada por pessoas e suas singularidades. Tenho como missão secar lágrimas e arrancar sorrisos. Vou vivendo e aprendendo, aprendendo e escrevendo.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply