Parafilias: Do quase normal ao bizarro

Você sabe o que é uma parafilia?

De forma geral, parafilias são expressões anormais da sexualidade, variando de um comportamento quase normal a um comportamento destrutivo e que causa danos à própria pessoa, ao parceiro, e em muitos casos até à sociedade como um todo.





Falar sobre normalidade não é algo simples e fácil, visto que este é um conceito que só tem sentido se for interpretado dentro do seu contexto. Quando se trata de sexo e sexualidade as coisas tornam-se ainda mais complexas. Portanto, este texto é apenas informativo e visa esclarecer um assunto muitas vezes rodeado de preconceitos e mistérios.
Vamos lá!

De acordo com o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM), os critérios que definem que uma pessoa tem uma parafilia são os seguintes:

“Presença de uma fantasia patognomônica e o impulso intenso de agir segundo a fantasia ou sua elaboração comportamental. A fantasia que pode causar sofrimento ao paciente, contém material sexual incomum e relativamente fixo e demonstra apenas variações menores. A excitação e o orgasmo dependem da elaboração mental ou do desempenho comportamental da fantasia. A atividade sexual é ritualizada ou estereotipada, fazendo uso de objetos degradados, reduzidos ou desumanizados.”

Tipos de parafilias e suas expressões:





Exibicionismo

Desejo intenso de expor os genitais a uma pessoa estranha ou desavisada. A excitação sexual ocorre antes mesmo da exposição e o orgasmo acontece através da masturbação durante ou até mesmo após o evento. Em sua maioria os exibicionistas são do sexo masculino, homens que expõem o pênis e sentem prazer com a reação da vítima, que geralmente é de medo, surpresa e repulsa.

Fetichismo

Nesta situação o foco do desejo sexual é um objeto (sapatos, luvas, calcinha…) associados ao corpo humano.

Frotterismo

É caracterizado pelo ato de um homem esfregar seu pênis contra as nádegas ou outras partes do corpo de uma mulher totalmente vestida, para desta forma atingir o orgasmo. Você já deve ter visto no mínimo uma reportagem sobre esse tipo de coisa acontecendo dentro de ônibus ou metrôs.

Masoquismo sexual





Pessoas masoquistas sexuais têm impulsos e fantasias envolvendo o fato de serem humilhadas, espancadas, amarradas ou submetidas ao sofrimento de alguma outra forma. Como nem sempre encontram parceiros dispostos a praticar esse tipo de relação, muitos recorrem às profissionais do sexo e pagam para serem maltratados.

Sadismo sexual

Fantasia sexualmente excitante, recorrentes e intensas. ;São impulsos sexuais e comportamentos envolvendo atos reais de humilhação, sofrimento psicológico e físico a um parceiro. Causam satisfação sexual e levam ao orgasmo.

Voyerismo

Também conhecido como escopofilia, o voyerismo é caracterizado pela fantasia e o ato de observar pessoas que estão nuas, ou se vestindo, ou em atividade sexual.

Travestismo Fetichista

Ato de vestir-se com roupas do sexo oposto como meio de excitação e forma de atingir o orgasmo. O DSM classifica tais indivíduos com disforia de gênero.
Muito provavelmente você já conhecia os transtornos citados acima. Todavia, eles não param por aí. Falaremos agora de parafilias que causam estranhamento e repulsa em muita gente. Analise e me diga: O que você acha?

Escatologia telefônica

Telefonemas obscenos para um parceiro desavisado. A excitação tem início antes mesmo da chamada; o indivíduo tenta induzir o parceiro (a) a falar sobre sua atividade sexual ou apenas ouvir as dele. A masturbação acontece simultaneamente ou mesmo após o encerramento da chamada.

Obs.: O ato de enviar através da internet imagens de conteúdo sexual (geralmente explícito) para pessoa desavisada também é considerado uma parafilia.

Necrofilia

A necrofilia é a obsessão por obter prazer sexual através de cadáveres. A maioria das pessoas com esse transtorno encontra cadáveres em necrotérios, mas sabe-se de casos onde roubam túmulos ou até cometem assassinato para satisfazerem seus impulsos.

Zoofilia

Na zoofilia, animais são incluídos nas fantasias e atividades sexuais, onde acontece masturbação, contato oral-genital e coito propriamente dito. Alguns animais são treinados para isso.

Coprofilia

Prazer sexual associado ao desejo de defecar no parceiro, ou que o mesmo defeque na pessoa ou de comer fezes (coprofagia).

Urofilia

Prazer sexual associado ao desejo de urinar no parceiro ou que o parceiro urine nele.

A pedofilia também é considerada uma parafilia, mas por sua complexidade merece um texto à parte.

Você já tinha ouvido falar em todas essas expressões da sexualidade? Deixe seu comentário, compartilhe conosco sua opinião e no próximo texto trataremos das causas e tratamentos das parafilias.

Forte abraço!

About the Author Jaqueline Bento

Mulher, psicóloga, apaixonada por pessoas e suas singularidades. Tenho como missão secar lágrimas e arrancar sorrisos. Vou vivendo e aprendendo, aprendendo e escrevendo.

follow me on:

Leave a Comment:

2 comments
Add Your Reply