Sexualidade na Terceira Idade





A grande maioria dos idosos de nossa sociedade são frutos de uma criação, cheia de valores religiosos e sociais rígidos, onde o sexo era visto como algo pecaminoso e cuja finalidade era a procriação, ou já para os mais modernos, algo a ser praticado unicamente no casamento (somente para as mulheres, claro), aos homens era permitido o sexo antes do casamento, e geralmente as mulheres casavam-se virgens, homens geralmente tinham suas primeiras experiências sexuais com prostitutas e ainda era permitido os sexo fora do casamento, desde que não deixasse de prover a sua família.





A partir da segunda guerra mundial, e da criação da pílula anticoncepcional, a mulher passou a ter uma pouco mais de liberdade ou pelo menos a correr menos risco de engravidar, isto permitiu que o sexo passasse a ser praticado fora do casamento, ou sem a intenção de gerar filhos.
Falar da sexualidade dos idosos ainda é tabu, pois é desafiante para a sociedade (que vai abandonando e inutilizando a cada ano seus idosos) admitir a existência de uma vida sexual ativa entre os mesmos.

Sofrem preconceitos e são taxados de tarados e imorais quando tocam no assunto, mas a realidade é que esta atividade existe, não com o vigor físico dos jovens, o sexo nesta fase passa a ser mais elaborado, composto por mais itens dispensados pelos mais novos, como os olhares, os flertes, a sensibilidade do toque, das palavras doces de sedução, do romantismo, e finalmente o ato sexual em si, que não é tão focado nos genitais e sim, no corpo todo, pois sabem aproveitar a sutileza e o erotismo do toque.
A sexualidade é uma fator inerente a vida do homem e ela não acaba, pode sofrer diminuição ou mesmo total isenção, visto que nesta fase normalmente os idosos são acometidos com doenças graves ou invalidez. O importante é compreender que o idoso é quem deve decidir dentro de seu relacionamento como viver esta etapa da vida.
Envelhecer faz parte da trajetória humana, o lidar com o envelhecimento é o desafio para nossa sociedade, cada vez mais tecnológica e voltada para a produtividade, os desafios existentes nas questões econômicas, psicossociais e sexuais são reais e merecem que estejamos atentos a essas necessidades dos idosos e que possamos aceitar e respeitar mais este aspecto da nossa natureza.

About the Author Vera Oliveira

Contadora, com especialização em Gestão Financeira, especialização em Docência do Ensino Superior, especialização em Sexualidade Humana, e atualmente estudante do Curso de Psicologia.

Leave a Comment: