Como lidar com o medo de voar de avião?

Shares

medo de voar - img 5693db3ef0f85 - Como lidar com o medo de voar de avião?

Época do ano cheia de festas, de encontros, de chegadas e partidas, mas e na hora de viajar você escolhe ônibus, carro ou avião? Muitos optam pelo carro ou ônibus, não pela comodidade, nem tempo, ou pelos gastos, mas por outra questão: o medo de voar.
O medo de voar pode ter se instalado de duas formas, a primeira delas : ter passado por alguma experiência traumática a bordo como despressurização do ar, turbulência, mal estar, entre outros, e a segunda: sem nem mesmo ter voado uma única vez, isso devido aos noticiários sobre quedas e até mesmo sumiço de aviões.





Em ambas as situações existe certa tensão e ansiedade em grau elevado, sobre o que poderá acontecer e até mesmo alguma desinformação quanto ao funcionamento da aeronave. Sabe-se que o transporte aéreo é o mais seguro, dentre carro, ônibus, trem e metrô. Mas independente disso e dos valores acessíveis o medo de voar continua
Entre 10 a 40% de passageiros adultos tem medo de voar, segundo pesquisa do laboratório de estresse e sociedade da Universidade de Reims na França.
Segundo estudos da psicóloga Marie Claude Dentan em aerofobia realizados com cerca de 8000 passageiros angustiados, foi possível traçar uma linha de traços característicos aos entrevistados:





• Os decisivos: pessoas muito empreendedoras na vida que quando no avião se sentem despossuídas de seu poder e, portanto, em perigo;
• Os fóbicos: pessoas que colocaram no objeto “avião” todos os temores que podem sentir na vida;
• Os terrestres: pessoas que têm medo de avião porque se sentem distantes demais da Terra quando estão nele;
• Os que sentem dificuldade para deixar suas casas, onde a viagem representa um mundo desconhecido.
Diante desses fatores, Dentan pontua que a formação das tripulações é longa e que é importante ao passageiro compartilhar seu medo com os comissários e não guardar tudo para si, bem como independente do medo realizar a viagem, pois “quanto mais se evita algo, maior é o medo que se tem dela”.
Para aprender a conviver com o medo, sem deixar de voar, muitos passageiros fazem pequenas viagens, acompanhadas de pessoas calmas e também utilizam a psicoterapia com técnicas de relaxamento que serão utilizadas antes e durante o voo, assim desconstroem esses medos e passam a enfrentá-los com confiança, pois quanto mais se conhece algo, menos assustador ele se torna.

About the Author Patricia Janaina Hornburg

Psicóloga de formação e professora por vocação, taurina, um tanto teimosa, escreve para aliviar a alma das dores do mundo. Extremamente encantada pelo mundo e pelas pessoas. Têm aprendido muito com as crianças e acredita que o essencial é invisível aos olhos. www.patriciahornburg.com.br https://www.facebook.com/Patrícia-Hornburg-728427063953961

follow me on:

Leave a Comment: