PSICOMOTRICIDADE E SAÚDE MENTAL

Antes de qualquer distúrbio ou transtorno mental, é necessário perceber que existe um ser humano, dotado de sentimentos, medos, dúvidas e inserido em relações sociais, sendo essencial dar-lhe tratamento digno e oportunidades, para que faça parte da sociedade, não como um número, mas como um ser ativo, participante e integrado. O esperado é que se foque na existência de sofrimento humano como objeto real de uma intervenção, e não na perspectiva de cura da doença, na normalização dos sujeitos, por isso, diversas formas de intervenções terapêuticas são sugeridas ou já fazem parte dos serviços de saúde mental, uma delas é a psicomotricidade.





A psicomotricidade é um estudo que aborda a significação do corpo ao longo da civilização humana. Portanto, a história da psicomotricidade tem seu início desde que o homem é humano e assim, desde a antiguidade até atualmente significa que o corpo sofreu inúmeras transformações. A capacidade humana de simbolizar, imaginar e, a partir daí, transformar o real, possibilita a oportunidade de resignificação, ou seja, de construir outro significado ao que acontece na vida. Assim, a psicomotricidade como ciência, oferece suporte ao fazer, sempre em construção, nunca concluído. Esse fazer psicomotor auxilia na inclusão social do paciente com transtorno mental, não fazendo-o igual aos outros sujeitos, mas aceitando-o como realmente é, com suas diferenças.





Assim, a psicomotricidade baseia-se em uma concepção de interações cognitivas, sensóriomotoras e psíquicas, na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Com a intenção de auxiliar a integração do sujeito consigo, com outras pessoas e com o mundo externo, utiliza-se o corpo como mediador, abordando o ato motor.
De acordo com Pontes (1998), em sujeitos com transtornos psíquicos algumas funções mentais como pensamento, linguagem, humor, dentre outras, podem apresentar certa desorganização. A comunicação corporal pode ajudar, possibilitando a expressão de construções psíquicas conscientes e inconscientes. Assim, o gesto, o olhar e o tônus muscular demonstram sentimentos, medos, desejos e conflitos.
Dessa forma, é comprovado que a psicomotricidade é uma importante aliada à saúde mental, pois o corpo e movimento como forma de expressão, facilita a comunicação social dos indivíduos com transtornos mentais, pois eles conseguem organizar-se internamente, experienciar emoções e extravasar idéias, aumentando sua autoconfiança e autoestima. Além disso, o uso da psicomotricidade como forma terapêutica auxilia na organização do sujeito, para ele perceber-se como ser pensante, com deveres e direitos sociais, na comunicação e expressão do mesmo perante o mundo, na expressão de seus medos, angústias e dúvidas, fortalecendo a identidade do sujeito e sua ressocialização.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: