Por que me sinto mal ao iniciar um Tratamento Psicológico?

Já ouvi muitas vezes as pessoas dizerem que quando iniciaram um tratamento psicológico, se sentiram muito piores posteriormente. Em vista disso, desanimam e logo desistem da ajuda, que é extremamente importante. Particularmente, compreendo muito bem o que estas pessoas estão dizendo, porque eu também passei e continuo passando por isso atualmente.






A sensação de tristeza imensa que nos leva cogitar que pioramos, ocorre devido ao fato de que estamos mexendo numa ferida que existe dentro da gente. Imagine um machucado profundo. Para que ele melhore, você sabe que ele deve ser limpo, e passar por todo o processo do curativo, podendo até levar pontos, se necessário. Tudo isso, com certeza, é doloroso, mas você mesmo sabendo disso, ainda faz, porque reconhece que é a única forma dele melhorar e cicatrizar no futuro. Iniciar um tratamento psicológico é a mesma coisa. No início, vai doer muito, porque você vai trazer à tona todas as suas feridas passadas e atuais. E essa sobrecarga de sentimentos ruins provoca na gente sentimentos ruins. Sentir-se mal inicialmente, é tolerável e normal.





Você está passando pelo processo fundamental que irá promover a cicatrização de tudo aquilo que ainda te machuca. Quanto mais você desvendar suas tristezas, seus medos, suas inseguranças e seus piores sentimentos, mais perturbado mentalmente você pode se sentir. Eu, por exemplo, iniciei há pouco tempo o Tratamento Cognitivo Comportamental (TCC) e estou passando por todo esse processo que mencionei anteriormente. É ruim? Sim, é um pouco desconfortável.Porém, sei que é uma ajuda imprescindível na minha vida, assim como qualquer tratamento que você esteja realizando agora, também é na sua vida.
Permaneça firme e forte na sua luta. Lembre-se de que tudo isso que você está fazendo hoje, e toda essa dor que você está sentindo poderá amenizar com o tempo e com o auxílio dos tratamentos. Você só não pode desistir. Então fique tranquilo (a), talvez você ache que o profissional é ruim ou algo parecido. Não se precipite. Dê tempo ao tempo. A dor e a ansiedade prevalecem em qualquer tipo de tratamento que interfira na mente de um ser humano, principalmente naquilo que está ligado a seus traumas. Acredite: Você pode mudar a sua vida, mas só conseguirá fazer isso se nunca desistir dela!

About the Author Carolina Santos

Sou formada em Administração pela UFPE e apaixonada por Psicologia. Lido com a Depressão desde sete anos de idade. Sou apaixonada por leitura e escrita. E meu maior sonho é poder ajudar as pessoas através das minhas experiências de vida. Participem do meu grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1969510996617235/ Lá eu interajo mais com vocês sobre a Depressão Abraço :*

follow me on:

Leave a Comment: