• You are here:
  • Home »
  • Autismo »

Síndrome de Asperger: Uma visão baseada no filme “Adam”

A Síndrome de Asperger, para quem nunca ouviu falar, é o nível mais alto do Autismo. O filme Adam, dirigido por Max Mayer, foi lançado em 2009, e é um romance dramático que aborda sobre o tema de forma leve e extremamente clara. Vale muito apenas assistir esse filme para conhecer melhor as dificuldades que um portador dessa doença enfrenta no seu cotidiano.

A síndrome de Asperger afeta diretamente a capacidade do indivíduo interagir com outras pessoas. Um indivíduo com esse problema não se sente bem em lugares com aglomeração de pessoas, tais como festas, por exemplo. Além disso, são pessoas extremamente sinceras. Eles não possuem muita imaginação e por isso não entendem duplo sentido, por exemplo. São muito diretos. Para você conversar com um portador da síndrome precisa ser o mais claro e direto possível. Indiretas, sarcasmos, piadas e brincadeiras passam despercebidos. Eles não entendem nenhum tipo de linguagem que não exprima exatamente aquilo que se quer dizer. Em outras palavras, eles levam tudo muito ao “pé da letra”, isto é, no sentido literal daquilo que está sendo dito.

Os portadores de Asperger também vivem no seu próprio mundo. Se distraem muito facilmente e não conseguem ter contato visual com outras pessoas. Quando contrariados, perdem o controle facilmente. Nunca minta para um indivíduo que sofre com a doença. Eles perdem o controle quando se sentem enganados, não importa o quão bobo seja o motivo.
Eles também têm dificuldades em demonstrar seus sentimentos e não conseguem captar as necessidades, ou o que a outra pessoa possa estar imaginando. Um exemplo claro disso é quando uma mulher está cheia de sacolas pesadas, por exemplo. Embora a mesma esteja precisando de ajuda, um “Asperger” não consegue entender isso e automaticamente não se presta para ajudar, porque crê que está tudo bem. Nesse caso, a mulher deve pedir ajuda, porque só desse modo o portador entenderá que ela de fato precisa de auxílio.
Mas apesar de tantas dificuldades, eles podem ser incrivelmente inteligentes. Quando gostam de algo, se dedicam profundamente.
Todo portador da Síndrome de Asperger precisa de alguém de confiança para ajudá-lo a encarar a vida. Com ajuda eles podem viver normalmente: trabalhar, namorar, casar, ter filhos e tudo o mais.
Para saber mais sobre o assunto não deixe de assistir o filme. Espero que tenha gostado. Fiquem com Deus.

About the Author Carolina Santos

Sou formada em Administração pela UFPE e apaixonada por Psicologia. Lido com a Depressão desde sete anos de idade. Sou apaixonada por leitura e escrita. E meu maior sonho é poder ajudar as pessoas através das minhas experiências de vida. Participem do meu grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1969510996617235/ Lá eu interajo mais com vocês sobre a Depressão Abraço :*

follow me on:

Leave a Comment:

7 comments
Add Your Reply