5 Dicas para você passar na entrevista de emprego

5 Dicas para você passar na entrevista de emprego: Conforme a sociedade se atualiza, as exigências do mercado de trabalho também se atualizam. Ao longo da história do trabalho grandes mudanças ocorreram. Mudanças estas que afetaram tanto no que se diz respeito às relações entre patrão e colaborador(es) quanto à seleção, treinamento e gestão de pessoas.





Atualmente, na Era da informação, o conhecimento aliado à tecnologia compõe recursos indispensáveis para o crescimento de uma empresa. Valores como criatividade e competitividade estão em alta e mostram-se, cada vez mais, uma exigência das Organizações. O que gera nas pessoas uma necessidade constante de evolução, de buscar sempre se atualizar no mercado, porque da mesma forma como as empresas buscam se atualizar, o colaborador que não tiver ambição para seguir os caminhos da empresa será facilmente descartado. Ou ainda, em uma entrevista, aquele que não se mostrar acima da média poderá perder o tão almejado emprego.

A dica para aquela pessoa que já tem emprego e, em meio à crise, não pretende perdê- lo é: Atualize-se. Nunca deixe de estudar, faça cursos, mostre o quão envolvido com a Organização você se encontra. Mas para quem ainda vai passar por uma entrevista de emprego, venho trazer cinco dicas:

5 Dicas para você passar na entrevista de emprego

 1. Faça Pesquisas

 





Quantas vezes você já pesquisou sobre alguma empresa antes de concorrer à uma vaga? Você sabia que fazendo pesquisas a sua chance de conseguir o emprego aumenta?

Pesquisa é a palavra chave. Mostre-se preparado para qualquer pergunta que o entrevistador pode fazer sobre a Organização, como por exemplo: ” Por que você acha que o seu perfil é o que a empresa procura?”. É importante que, antes mesmo de enviar o seu currículo, você seja capaz de dizer o que a empresa faz, quais os valores e objetivos da empresa e porque gostaria de fazer parte dela. O recrutador observará seu engajamento e vontade real de conseguir o emprego e levará isso em consideração.

Muitas pessoas pecam na entrevista de emprego por não fazerem esta pesquisa, pois acabam mostrando um certo desinteresse. É basicamente como se dissessem ” Me candidato à vaga apenas pelo salário ” e esta é uma impressão que faz com que os recrutadores deixem de contratar muitas pessoas.

2. Faça um bom currículo

 

O currículo é um breve resumo de sua vida acadêmica e profissional que tem o objetivo de te habilitar a participar de um processo de recrutamento e seleção. O bom currículo, ao contrário do que imaginam muitas pessoas, não é aquele que tem muitas realizações, cursos, graduações e longes textos onde demonstrem suas habilidades. Cabe ao currículo apenas aquilo que diz respeito à vaga que deseja concorrer, evite ser prolixo, seja direto. Os recrutadores recebem muitos currículos para analisar e, muitas vezes, nem sequer leem todo o conteúdo do currículo. Portanto, ser conciso, claro e mostrar potencial é o objetivo.

3. Chegue cedo

 

Não é demais relembrar: Pontualidade. Chegar cedo mostra alto grau de interesse e compromisso para com a empresa. Planeje-se bem, calcule o percurso e até os possíveis imprevistos que poderão acontecer no meio do caminho. Lembre-se que o dia da entrevista será o dia da ” a primeira impressão é a que fica”.

4. Fale bem

 





No momento em que estiver falando com o entrevistador você estará também se ”vendendo”. A comunicação em si é o que mostrará várias de suas capacidades ao entrevistador. Nunca fale gírias ou seja informal demais. O encontro ocorre em um curto espaço de tempo e a informalidade não cabe de modo algum. Não fale baixo ou alto demais, seja claro, não fale muito para que não acabe desviando do foco ou entediando o seu entrevistador.

Falar demais é um erro: De acordo com uma pesquisa realizada pela Maxim, empresa de RH de São Paulo, erros na comunicação são apontados como os mais frequentes durante as entrevistas profissionais.  A principal falha é ” falar demais ”, admitida por 31 % dos pesquisados. Alguns candidatos, por exemplo, relatam fatos sem relevância e fazem o entrevistador perder o foco.

5. Atente-se à sua Linguagem Corporal

 

A comunicação não verbal influencia, e muito,  na forma como você será percebido por outra pessoa. Ou sua linguagem corporal te ajuda a causar uma boa impressão ou, infelizmente, poderá destruir todas as suas chances de conseguir o emprego.  A linguagem corporal atua de tal maneira na percepção do outro que alguns estudos sugerem que ela é responsável por emitir mais da metade da nossa comunicação ao interlocutor. A seguir darei algumas dicas de Linguagem Corporal na entrevista de emprego:

  1. Gesticule menos: Pessoas de status mais elevado gesticulam menos que pessoas de status mais baixo. O gesticular excessivo pode passar imagem de nervosismo. Pessoas calmas e serenas que mantêm as emoções sob controle também controlam seus movimentos.
  2. Jamais cruze os braços ou crie uma barreira com a pasta: Criar barreiras com o braços ou objetos mostra que você está na defensiva, o que causa uma péssima primeira impressão.
  3. O aperto de mão deve ser igualitário: Ou seja, quando ambas as mãos estão no mesmo nível. Deve ser um aperto de mão firme para passar confiança ao entrevistador.
  4. Sorria: Pode parecer um detalhe irrelevante, mas um sorriso é muito poderoso. Ao ver o entrevistador, não sorria muito nem de imediato, como se estivesse se forçando a ser simpático. Sorria leve e suavemente, mostrando-se feliz com a oportunidade de estar ali, ”concorrendo à sua vaga de emprego dos sonhos”.

About the Author Amanda

Leave a Comment: