Fracassados e Bem-sucedidos: 7 diferenças fundamentais

Fracassados e Bem-sucedidos: Todo mundo já cruzou com pessoas que têm algo especial, pessoas que se entregam de corpo e alma ao que estão fazendo, elas são capazes de dar o melhor de si, enfrentar desafios e ampliar suas chances de sucesso em tudo o que fazem.

Sucesso e fracasso: conceitos devem ser esclarecidos





Não importa qual seja a  nossa profissão ou atividade, em todos os lugares é  possível distinguir que algumas pessoas conseguem alcançar seus objetivos com mais facilidade do que outras. Obviamente, quando falamos de sucesso ou fracasso é necessário esclarecer que cada pessoa tem suas próprias normas que definem ambos os conceitos. Desde questões puramente materiais (o sucesso na carreira, boa remuneração, vida confortável…) até questões relacionadas a emoções e senso de realização ( grau de felicidade subjetiva , o nível de afeição em relação ao trabalho que exerce…), todos são partes essenciais do que queremos dizer com sucesso, a um nível genérico.

Isto significa que existe uma parte visível do sucesso, enquanto que outros elementos, tão ou mais importantes, permanecem ocultos, e podem apenas ser entendidos a partir da subjetividade de cada pessoa.

Em busca do sucesso: a importância da atitude





Como já mencionamos, independentemente de quais sejam os elementos que  caracterizem o ”sucesso”, há pessoas que alcançam este ideal e desenvolvem as suas competências e capacidades a um nível extremo, enquanto outros já não têm a mesma sorte. O sucesso depende muito do que fazemos no dia a dia. Atitude, determinação, empenho e capacidade de se sacrificar, muitas vezes, fazem a diferença entre as pessoas que conseguem atingir seus objetivos (não apenas profissionais) e as que não.

O importante não é o ‘que’, mas o ‘como’. Aqui devemos ressaltar, em primeiro lugar, uma linha comum entre as pessoas que conseguem ser bem sucedidas. Não é o talento ou a habilidade que possuem (que, naturalmente, também influenciam), mas a ética no trabalho, a atitude, a disciplina e a capacidade de perseverar apesar das dificuldades.

Atrair o sucesso

Algumas pessoas acreditam que não têm controle sobre suas vidas nem, portanto, sobre o seu sucesso pessoal e profissional. Isto é um erro. O sucesso não surge como uma mágica ou simplesmente por uma questão de sorte. Se você parar para pensar sobre as pessoas famosas que conseguiram ser bem-sucedidas, vai perceber que todas elas têm um conjunto semelhante de valores e hábitos.

Estes hábitos e crenças são o que lhes permitiram prosperar e, eventualmente, encontrar a sorte que impulsionou definitivamente suas carreiras. Entretanto, eles não foram passivos, mas trabalharam incessantemente com o que gostavam, até que um dia seus esforços apenas se materializaram.

Os 7 hábitos que podem ajudá-lo a ter sucesso na vida

Neste post vamos refletir sobre os sete hábitos característicos das pessoas de sucesso. Se você for capaz de incorporar essas dicas em sua vida pessoal e profissional, provavelmente sua vida começará a tomar o rumo certo.

Note que todas essas habilidades são treináveis ​​e podem ser melhoradas: ninguém nasce um vencedor, mas são as circunstâncias e a nossa mentalidade que nos levam ao sucesso ou insucesso.

1. Siga a sua paixão e dedique-se de corpo e alma à ela





Se você quiser se destacar em alguma coisa, ame-a. Se você não puder fizer isso, não insista: você não está no caminho certo. As pessoas de sucesso têm em comum a forma como elas amam e são apaixonadas pelo que fazem. Quando a sua paixão tornar-se também o seu modo de vida, o sucesso será (quase) certo.

2. Deixe para trás a passividade e aprenda a tomar suas próprias decisões

Um traço comum de pessoas que alcançam seus objetivos é a determinação. Além disso, eles não são muito corajosos para tomar decisões de forma autônoma, mas geralmente são muito hábeis ao fazerem isso. As grandes oportunidades da vida não batem duas vezes na sua porta, de modo que você precisa saber detectar e aproveitá-las.

3. Foco e treinamento

As pessoas de sucesso são verdadeiros gurus daquilo que fazem. Não podemos ser bons em milhares de coisas ao mesmo tempo, por isso é melhor se aprofundar apenas no campo em que queremos nos especializar. Isso não significa que você não deva satisfazer a curiosidade com tudo o que desperte a sua preocupação, mas é importante ser um verdadeiro especialista na área que você quer desenvolver suas habilidades.

4. Cerque-se de pessoas positivas e com ideias claras

Não se esqueça: se cercar de pessoas positivas nos torna pessoas positivas. Isso parece óbvio, mas devemos tê-lo em mente. Se nos cercamos com pessoas negativas, sem ideias, é provável que nos contagiemos com essa atitude ruim também. Além disso, cercar-se com amigos e colegas com ideias claras irá ajudá-lo a ter apoio suficiente para levar a cabo seus projetos. Realizar grandes ideias em um negócio rentável também requer a formação de uma equipe coesa, onde cada membro é especializado em um aspecto particular. A União faz a força!

5. Confie em suas possibilidades e em seus sonhos

Isso é inevitável para explorar todo o potencial do pensamento positivo. É um clichê, mas as pessoas que têm sucesso na vida são capazes de vislumbrar o sucesso bem antes que ele ocorra. Elas são um pouco visionárias. Podem não ter 100% de certeza de que o seu projeto vai culminar com um sucesso retumbante, mas não perdem as esperanças e continuam trabalhando todos os dias. No final, sua perseverança e persistência são premiadas.

6. A excelência não é uma opção, mas uma obrigação

Pessoas bem-sucedidas não se contentam com um modesto bom resultado. Se você quiser se destacar em seu setor, então você tem que superar o ”bom” e atingir a excelência. Não há maneira melhor de construir um nome que fazer o máximo que pode todos os dias. Se a sua ética de trabalho é boa, mas não excelente, considere o quanto isso pode afetar o seu nome a médio e longo prazo. As pessoas que alcançam a excelência se dedicam muito, nada se ganha de graça.

7. Cultive hábitos saudáveis

Seja cuidadoso, a vida não se resume ao trabalho. Na verdade, uma atitude tão focada é muito contraproducente se o seu objetivo for se tornar muito bom em seu campo. As pessoas que alcançam seus objetivos conhecem a importância crítica de ”recarregar” e ter um tempo para o lazer, relaxamento e hobbies. Nós precisamos destes momentos de paz e tranquilidade para que a nossa mente possa reestruturar todas as informações e estímulos recebidos durante a semana.

Fonte: Psicologiaymente traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: