5 Posições de Ioga que ajudam a tranquilizar crianças

5 Posições de Ioga que ajudam a tranquilizar crianças: Seja quando se recusam a colocar o boné, ou se recusam a sair do carro, ou alguma outra coisa, todos sabemos quando nossos filhos estão prestes a espernear. Nesses momentos as crianças têm dificuldade em processar o que está acontecendo e reagem fisicamente.

Os sentimentos são tão intensos para elas que se manifestam por meio de reações físicas e estresse. Combinar essas reações físicas ao ioga pode ser de grande ajuda para o seu filho.
Aqui estão as 5 posições de Ioga para crianças que podem ajudar em momentos difíceis:

A respiração da abelha:

Em primeiro lugar, peça ao seu filho que respire profundamente. Essa é uma ótima maneira de criar um tempo de pausa para liberar a tensão. Respirar junto com o seu filho pode tornar as coisas mais fáceis, ele também se sentirá mais seguro se vocês fizerem a posição juntos. Para realizar a respiração da abelha, faça o seguinte:

• Sente-se sobre os joelhos, inspire e alongue a coluna com os braços para trás. Expire e abaixe a cabeça em direção ao chão. Imitem o som da abelha enquanto estiverem se abaixando. Descansem nessa posição por alguns segundos.

Posição do gato:

Ensine ao seu filho que relaxar os músculos pode mudar a forma como ele se está se sentindo no momento. É difícil se sentir relaxado quando se está muito tenso. Diga a ele que a posição do gato pode ajudá-lo a relaxar quando estiver sentindo raiva, estresse, ou frustração. Para realizar a posição do gato, façam o seguinte:

• Com as mãos e os pés no chão, inspirem e olhem para cima, deixem suas costas baixarem um pouco, expirem e baixem o queixo, ao mesmo tempo elevem a coluna da mesma forma que um gato faz. Repitam essa posição algumas vezes.

Posição da nuvem:

Para a criança, se livrar de alguma coisa que a incomoda no momento pode oferecer um grande alívio. A posição da nuvem poderá ajudá-la a liberar as tensões. Para realizar a posição da nuvem, façam o seguinte:
• Inspirem e dobrem os joelhos, imaginem algo como uma nuvem em frente a vocês, em seguida, peguem essa nuvem imaginária e a joguem para o alto. Repitam isso algumas vezes.
Todas essas posições são opções que o seu filho pode utilizar nos momentos em que ele acha que não têm outra escolha além de espernear. Você pode sugerir que ele troque várias vezes de posição, assim ele irá focar no que está acontecendo com o seu corpo, em vez de se concentrar nas coisas que estão passando pela sua cabeça.

Posição da árvore:

A concentração e o silêncio necessários para realizar a posição da árvore ajudam a criança a se libertar das frustrações da mente. Para realizar a posição da árvore, façam o seguinte:

• Fiquem em pé, deixem a coluna reta, coloquem um dos pés acima do tornozelo, ou acima do joelho. Juntem as palmas das mãos e as posicionem em frente ao peito. Equilibrem-se, respirem algumas vezes e, em seguida, troquem de pé.

Posição da criança:

Essa posição é ótima para os momentos estressantes. Durante uma aula de ioga, ela é uma posição de descanso, permitirá que a criança se enrole e ao mesmo tempo crie uma extensão na parte inferior das costas, quadris e coxas. Ela também possui um efeito calmante que é excelente para o sistema nervoso central. Para realizar a posição da criança, façam o seguinte:
Sentem-se sobre os seus calcanhares e então descansem o peito sobre as suas coxas. Os braços podem ficar esticados para frente, ou ao lado do corpo, para trás. Descansem nessa posição por alguns segundos.

Fonte: MindBodyGreen traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: