• You are here:
  • Home »
  • Ansiedade »

Sono ruim: 7 sinais psicológicos de que você não está dormindo o suficiente

Você não está dormindo o suficiente? Poucas horas de sono prejudicam a nossa saúde psicológica.

Infelizmente, os  distúrbios psicológicos associados ao sono inadequado são muito comuns. E não causa admiração, uma vez que vivemos em um mundo muito diferente do que era décadas atrás, onde tudo acontece muito rápido e a tecnologia não para de avançar.

Por esta razão, é muito importante detectar quaisquer sinais de alerta em nosso comportamento ou em nossas vidas diárias que nos indiquem a necessidade de dedicar algum tempo a mais para descansarmos adequadamente . Neste artigo propomos sete destes sinais.

1. Dificuldade para tomar decisões

Um dos sinais mais claros de uma noite de sono ruim é a dificuldade para tomar decisões, uma vez que afeta diretamente na capacidade de sermos eficazes no trabalho. Se você notar que está mais difícil de pensar claramente ou tomar decisões, pode ser que o seu tempo de descanso não esteja sendo satisfatório. Dedicar mais tempo ao trabalho durante a noite não é muito aconselhável, visto que ao fim do dia a nossa capacidade cognitiva e de concentração são mínimas.

Como é bem sabido, as horas de descanso são muito importantes para a consolidação da aprendizagem e das habilidades cognitivas, e a falta de sono dificulta este processo. Ficamos num estado em que somos menos produtivos.

2. A memória falha

Algumas pessoas são muito eficazes para armazenar memórias e aprender, enquanto outras são muito esquecidas. A memória de cada um de nós é muito pessoal. No entanto, se você começar a sentir uma dificuldade rotineira para resgatar memórias ou para aprender coisas novas, provavelmente tem algo errado. Talvez o problema seja um sono insuficientemente reparador.

De acordo com o que explicamos no ponto anterior, e embora exista muita literatura sobre a  fase REM do sono, várias investigações argumentam que durante este ciclo de sono, nosso cérebro processa as informações capturadas durante o dia e ajuda a armazená-las corretamente, ou seja, forma os pacotes de informação que chamamos de memórias. Consequentemente, se não descansarmos adequadamente, ou não experienciarmos a fase REM em condições ideais, esta consolidação de memórias pode ser afetada.  Assim o nosso cérebro fica incapaz de reorganizar as informações e no dia seguinte não conseguimos nos lembrar muito bem do que vivemos no dia anterior. Se este descanso insuficiente for mantido por muito tempo, a diminuição da capacidade de recuperar informações (memórias) irá se acentuar.

3. Você se sente irritado e deprimido

Tem sido muito relatado a associação que há entre a privação do sono e a possibilidade de sofrer  de depressão. De fato, é bastante comum a sensação de irritação e piora no humor depois de uma noite de sono ruim.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia mostrou que a limitação das horas de descanso para 4,5 horas por dia, durante um período de uma semana, causou estresse, irritabilidade, tristeza e exaustão mental nos participantes da pesquisa. Esses problemas, no entanto, são facilmente sanados tão logo os padrões usuais de sono sejam retomados.

4. Apetite sexual

É verdade: a falta de desejo sexual está também relacionada com a falta de descanso. Se você começar a sentir falta de apetite sexual, é possível que esta seja a razão. O sono de má qualidade afeta muitas áreas da sua vida. Vários estudos mostram que homens e mulheres privados de sono têm o seu desejo sexual diminuído, por se sentirem cansados e sonolentos, e a pressão arterial aumentar.

Em adição, os homens que sofrem de apneia do sono (uma doença respiratória que ocorre durante a noite) também relatam níveis de testosterona abaixo da média.

5. Aumento do apetite (comer mais)

Outro benefício que entra em jogo quando descansamos adequadamente é a capacidade de prevenir a  diabetes, já que otimiza a nossa resposta à insulina e nos impede de sofrer distúrbios metabólicos. Comer bem também nos ajuda a dormir melhor. É um círculo que se complementa e por isso devemos cuidar. Então, se você perceber que seu apetite aumentou inexplicavelmente, uma possível razão é que você está não esteja mantendo um ritmo de sono saudável. Você pode deduzir essa relação por pura lógica: quanto mais tempo ficamos acordados, ficamos mais ativos fisicamente e, portanto, comemos mais . As pessoas com insônia tendem a comer mais alimentos por ansiedade, e isto pode causar um aumento na massa corporal.

6. Você não consegue administrar o estresse

De acordo com o que descrevemos acima, se você se sentir estressado pela falta de sono, reduzir o seu tempo de descanso só vai agravar a situação. Além disso, o sono insuficiente tende a aumentar a tensão, fazendo com que o aumento do tempo de repouso seja uma necessidade fundamental para cortar essa espiral.

Se esta situação persistir, a bola de neve crescerá cada vez mais: o stress vai aumentar, porque você dormiu pouco e, ao mesmo tempo, você vai dormir cada vez menos por causa do stress.

7. Dificuldades de visão

Por último, abordaremos os efeitos nocivos ao nosso sentido mais precioso: a visão. É lógico que a falta de sono acabe afetando este sentido, visto que os olhos acabam fatigados. Não tendo o tempo adequado de descanso e limpeza, a qualidade da visão acaba sendo comprometida.

É como se passássemos horas a fio na frente de uma tela de PC, Smartphone ou similar. Os efeitos disto se refletem na dificuldade de concentração e no efeito de névoa no campo visual. Este fenômeno é conhecido como fadiga ocular .

Fonte: Psicologiaymente traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply