Psiconlinews
Shares

As 14 habilidades sociais essenciais para ter sucesso na vida

Shares

1 habilidades sociais - 1 2 - As 14 habilidades sociais essenciais para ter sucesso na vida

Os seres humanos são seres sociais, portanto é necessário que tenhamos certas habilidades sociais de modo que possamos viver em harmonia com as outras pessoas. Precisamos dos outros para sobreviver e desfrutar de uma vida emocionalmente saudável, ou seja, o sucesso em nossas relações é dependente do número de habilidades sociais que possuímos.





As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos que experimentamos quando estamos interagindo com as outras pessoas, elas nos ajudam a interagir de uma forma mais eficaz e satisfatória. Muitas vezes somos mal interpretados pela forma como agimos, isso varia de acordo com as habilidades sociais que temos. Felizmente os seres humanos conseguem adquirir e desenvolver essas habilidades através da prática até mesmo na idade adulta, no entanto é necessário paciência e tempo para desenvolvê-las adequadamente.

A seguir está uma lista das 14 habilidades sociais consideradas essenciais para ter sucesso nos seus relacionamentos e na sua vida:

1. Escuta ativa





Há uma grande diferença entre “escutar” e “ouvir”. Ouvir é muito importante na comunicação. Na maioria das situações, embora não percebamos, prestamos muito mais atenção no que estamos pensando e vamos falar do que no que o outro está falando. Escutar ativamente não significa apenas prestar atenção àquilo que o outro está dizendo, e sim estar plenamente consciente das emoções e da linguagem não-verbal que o outro está tentando transmitir. Quando praticamos a “Escuta ativa” não voltamos nossa atenção só para si mesmos e nos tornamos mais empáticos.

2. Assertividade

A assertividade é uma habilidade social muito importante. A pessoa assertiva expressa sua opinião de forma adequada e defende seu ponto de vista respeitando as opiniões dos outros. Por isto que a assertividade é fundamental para se comunicar de forma eficaz com os outros indivíduos, ela também é importante para o nosso próprio bem-estar, uma vez que falamos o que realmente pensamos ou sentimos.

3. Compreensão emocional

A compreensão e a aceitação da experiência emocional das outras pessoas irá melhorar a qualidade das suas relações interpessoais, porque ela faz com que os outros se sintam compreendidos e reconhecidos. Quando alguém sente que está sendo compreendido emocionalmente, a sua confiança na outra pessoa aumenta e ela será capaz de se abrir mais facilmente, ou seja, de verbalizar o que realmente pensa e sente, assim a comunicação se torna eficaz.

4. Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar sentir o mesmo que ele está sentindo. É uma das habilidades sociais mais maravilhosas do ser humano, ela nos ajuda a saber como se comportar com relação aos outros e também a se adaptar melhor às diversas situações sociais.

5. Negociação

Para você ter uma boa capacidade de negociação, seja com os colegas de trabalho ou com o seu parceiro, é preciso saber ”negociar”, isso pode nos salvar de muitos conflitos. Na sociedade moderna, um conflito com outra pessoa pode surgir a qualquer momento e aprender a gerir e negociar com o outro de maneira saudável é essencial para uma boa relação no trabalho e em casa.

6. Respeito

As pessoas ficarão mais dispostas a se relacionarem conosco se demonstrarmos respeito por suas crenças, valores e ideias. Precisamos respeitar a forma de pensar alheia. O respeito pode ser expressado através do contato visual, pois isso indica sinceridade, na medida em que o interlocutor sente que a sua opinião está sendo considerada. O desrespeito é uma das atitudes mais odiadas e, em alguns casos, intolerável.

7. Credibilidade

Ter credibilidade é necessário para ganhar a confiança dos outros e ser digno de atenção. Tal como acontece com o respeito, a credibilidade torna as pessoas mais receptivas, por isso é importante que sempre sejamos consistentes com aquilo que dizemos ou fazemos.

8. Compaixão





Ninguém é perfeito e, portanto, todos nós cometemos erros. Às vezes somos muito duros com os outros, mesmo que não tenham agido de má-fé. Ter compaixão é uma das chaves para saber lidar com as outras pessoas, pois a aceitação e o perdão ajudam a melhorar o nosso bem-estar.

9. Pensamento Positivo

Viver a vida de uma forma negativa influencia na maneira como vemos o mundo e, consequentemente, também irá influenciar na forma como nos relacionamos com os outros. Ter uma mentalidade positiva e lidar com as situações com otimismo é uma das melhores maneiras de viver bem e atrair os outros.

10. Gerir emoções

A manutenção emocional é muito importante, principalmente quando convivemos com outros indivíduos. É preciso que saibamos gerir nossas emoções para que não tenhamos rompantes de raiva ou explosões de choro. Estar ciente e gerir as emoções é tão necessário que inclusive nos ajuda a desenvolver melhor nossa capacidade de promover o nosso próprio bem-estar e o dos outros.

11. Mente Aberta

Ter uma mente livre de preconceitos e estereótipos nos ajuda a interagir com pessoas diferentes e se adaptar melhor ao ambiente. A rigidez mental e a intolerância significam, certamente, uma limitação para as relações interpessoais.

12. Paciência

Ser paciente é uma das grandes virtudes que precisamos desenvolver, especialmente quando nos referimos ao ambiente social. Se dominarmos esta habilidade nada poderá nos perturbar, e inclusive poderá nos livrar da maioria dos problemas da vida. Ter paciência evita que fiquemos mais tensos do que o necessário. Uma boa maneira de melhorar esta habilidade é através de Mindfulness (estar presente em todos os sentidos), uma forma de meditação.

13. Cortesia

Quando somos educados com os outros, raramente recebemos uma resposta negativa. Ser gentil e amável é sempre benéfico. Quando agimos de maneira educada e respeitosa para com o outro somos mais receptivos e isso ajuda no bem-estar da relação.

14. Saber se expressar

Saber se expressar é fundamental ao interagirmos com os outros. Precisamos ser claros ao transmitir a mensagem que queremos, isso parece ser difícil, mas assim como todas as outras habilidades sociais é necessário tempo e prática para desenvolver.

Fonte: Psicologiaymente traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply