Os Benefícios Psicológicos do Sarcasmo

01

O dicionário define a palavra sarcasmo como “escárnio, ironia mordaz, zombaria, motejo, ironia cruel pela qual se ofende algo ou alguém”. É difícil imaginar como algo que por definição é “cruel” possa ser útil para alguém. No entanto, uma nova pesquisa realizada por Adam Galinsky e Li Huang, professores da Harvard Business School, descobriram que o sarcasmo pode oferecer benefícios importantes a nível psicológico e organizacional.

“Para criar ou decodificar o sarcasmo, tanto aquele que expressa quanto aquele que é alvo precisam superar a contradição entre o significado literal e o significado real da expressão sarcástica. É um processo ativo e facilitado pela abstração que por sua vez promove o pensamento criativo” diz Gino.

Gino acrescenta que eles não só conseguiram provar o efeito causal da criatividade que surge a partir das expressões sarcásticas, como também demonstraram “pela primeira vez, os benefícios cognitivos que uma vítima de um sarcasmo pode receber”. Além disso, também descobriram que para se beneficiar totalmente do sarcasmo é necessário que este seja usado entre pessoas de confiança, como por exemplo uma amizade verdadeira.

“Embora diversas pesquisas anteriores tenham demonstrado que o sarcasmo é prejudicial na comunicação porque tende a ser mais visto como uma forma de desprezo do que de sinceridade, descobrimos que a diferença se dá nas relações em que os pares confiam um nos outros, nessas relações o sarcasmo não é encarado como desprezo, mas sim como sinceridade.” diz Galinsky.

No estudo os pesquisadores fizeram um teste com cerca de 300 pessoas cujo o nível de criatividade foi avaliado através da realização de várias provas que tinham o diálogo como foco principal. Nessas provas foram dadas aos participantes várias etiquetas aleatórias, cunhadas como “sarcásticas”, “sinceras” e “neutras”, de modo que o participante deveria expressar-se da maneira que a etiqueta exigia. Os resultados revelaram que aqueles que exteriorizavam comentários maliciosos (bem como aqueles que os recebiam) eram 3 vezes mais criativos do que os outros. De acordo com Li Huang eles descobriram que “o sarcasmo pode estimular a criatividade, gerar ideias e soluções.

Os pesquisadores esperam que esse trabalho inspire uma nova visão sobre o sarcasmo. Defendem que é preciso aprofundar as investigações para um melhor entendimento de como o sarcasmo pode influenciar nas relações sociais, bem como os processos cognitivos dos indivíduos. Gino acredita que com a ajuda dos professores de comunicação e organização, pode-se aprender a usar o sarcasmo de uma forma um pouco mais saudável, pricipalmente nos locais de trabalho de modo que os empregados e a organização possam se beneficiar disso de uma forma criativa.

Fonte: Psyciencia traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: