4 frases que podem revelar o que se quis dizer, sem ter que dizê-lo

frases

Estarmos atento às palavras que nos dizem pode nos evitar muitos problemas, tornando-nos menos suscetíveis a sermos enganados e a julgarmos erroneamente as pessoas. Nada é dito ao acaso, tudo o que falamos estava em algum lugar dentro da gente e acabou saindo, de maneira clara ou nem tanto.

 

Elenquei cinco exemplos de frases que podem revelar algo a mais. É importante perceber que nem sempre e nem todo mundo, ao dizer estas frases, estará incluído nestes exemplos. Felizmente, ainda existe muita gente sincera e positiva nesse mundo.

1. TÔ NEM AÍ!

 

Sinto informar que, muito pelo contrário, quem diz isso pode estar aí, sim, e se importa deveras. Quando algo ou alguém não mais nos incomoda, anula-se na vida da gente e nem nos referimos mais àquilo ou àquela pessoa. Se temos a necessidade de negar, é exatamente porque estamos incomodados e precisamos usar de todos os meios para tirar o desconforto aqui de dentro, sendo a verbalização um recurso que, mesmo de forma inconsciente, utilizamos com esse intuito.

2. EU TENHO AMIGOS GAYS.

Quando se diz isso, muito provavelmente se nota a necessidade de negar algo, algum pensamento, que incomoda. Trata-se aproximadamente do mesmo mecanismo acima descrito, uma vez que tal afirmação pode revelar, nas entrelinhas, que, no fundo, o falante não acha normal o homossexualismo, pelo menos não tanto quanto o comportamento hétero. Alguém, por exemplo, já teve necessidade de dizer que possui amigos heterossexuais? Então.

3. FAÇA COMO QUISER!

Geralmente, quando alguém nos diz para agirmos como quisermos, o que está querendo dizer é o oposto, ou seja, para não agirmos dessa forma. Percebemos que essa frase acaba delegando ao ouvinte toda a responsabilidade sobre o que possa vir a acontecer, livrando-se de qualquer parcela de culpa sobre os rumos que os acontecimentos tomarão. E, quando é nosso parceiro ou são nossos pais que dizem isso, esse significado torna-se ainda mais provável.

4. FULANO É MUITO BONITO DE ROSTO.

Essa frase, se dita para se referir a alguém que está acima do peso, pode denotar desconforto em relação à obesidade. É como se o falante estivesse tentando encontrar alguma tábua de salvação à pessoa que se encontra acima do peso, como se tivesse dó dela. Evita-se, no caso, dizer que não gosta esteticamente de pessoas com aquele tipo de biotipo. Eu já estive acima do peso e, acredite, ouvir que “nosso rosto” é bonito, dependendo do contexto e de quem o diz, é desagradável.

Como já foi dito, são pensamentos sem embasamento científico, ou seja, tais constatações foram desenvolvidas a partir de vivências e experiências pessoais, são pontos de vista particulares. Felizmente, existe quem fala o que quer realmente dizer, quem não esconde o que pensa, seja para quem for ou onde estiver. Particularmente, creio que viver em sociedade requer, sim, tato no uso das palavras, pois sinceridade demais pode machucar quem não merece. Na dúvida, fiquemos com o silêncio, pois, conforme observou Confúcio, ele nunca nos trairá.

About the Author Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply