Psicologia Educacional: A importância da psicologia nas escolas

psicologia-educacional

A psicologia educacional contribuiu consideravelmente para a criação do sistema moderno de educação. A psicologia aplicada na área educacional ajuda tanto os professores quanto os alunos, e de várias maneiras:

1. Compreender as etapas de desenvolvimento:

A Psicologia ajuda a compreensão de que a vida humana passa por diferentes estágios de desenvolvimento até atingir a idade adulta. Essas fases são: a infância, a adolescência e a idade adulta. Cada fase implica em padrões de comportamento característicos, e a identificação destes períodos poderia ajudar muito os  educadores na hora da elaboração do currículo e para determinar os métodos mais adequados de ensino para os alunos em cada um dos diferentes estágios de aprendizagem.

2. Conhecer o estudante:

A criança ou o aluno é o fator chave no processo de ensino e aprendizagem. A psicologia educacional ajuda o professor a conhecer quais são seus interesses, atitudes, aptidões e outras capacidades e habilidades adquiridas ou inatas. A psicologia educacional também ajuda na compreensão sobre o estágio em que o aluno se encontra com relação ao seu desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico, além de levar em consideração o nível de aspiração e o comportamento consciente e inconsciente do aluno. Aspectos da vida do aluno que atualmente são ignorados no ambiente educacional, influenciam muito no rendimento do aluno e são o objeto do psicólogo educacional: como o aluno se comporta em grupos, seus conflitos, desejos e outros aspectos de sua saúde mental. Com a orientação adequada, o aluno pode formar uma atitude mais positiva com relação à vida e a si mesmo, além de formar uma personalidade mais integrada e solidária.

3. Compreender a essência da aprendizagem:

A Psicologia da Educação ajuda o professor a adaptar e ajustar seu ensino de acordo com o nível dos alunos. Para que o conhecimento seja repassado é preciso que o professor tenha uma boa didática, pois muitas vezes o professor ensina mas poucos alunos realmente aprendem. Para conseguir lidar com os alunos de forma eficaz na classe de aula, o professor precisa ter o conhecimento das várias abordagens que levam ao processo de aprendizagem, seus princípios, bem como as leis e fatores que a afetam diretamente; somente assim o educador poderá aplicar medidas corretivas eficazes dentro da sala de aula.

4. Entender as diferenças individuais:

Todas as pessoas são diferentes, não existe um único ser humano igual a outro. Os alunos diferem e muito com relação aos níveis de inteligência, aptidões, gostos e desgostos, além de ter tendências e potencialidades distintas. Existe uma diferença enorme no grau de aprendizagem numa única sala de aula: há  crianças super dotadas, outras com déficit de atenção, algumas com deficiências físicas e mentais. As diferenças são enormes e o professor deve conhecê-las para que consiga proceder de maneira adequada com cada uma delas.

5. Resolver problemas em sala de aula:

Existem inúmeros problemas que podem surgir numa sala de aula, alguns deles são: o bullying, a pressão dos colegas, as colas nas provas, as tensões étnicas, etc. O psicólogo educacional auxilia o aluno a lidar melhor com estas situações, esclarecendo e instruindo o aluno com as mediações para superar o problema. Para tanto ele precisa estudar as características dos problemas potenciais em sala de aula, a dinâmica do grupo, as características comportamentais do aluno e os possíveis ajustes que serão necessários.

6. Desenvolver as habilidades necessárias e estimular interesse em ensinar e aprender:

A psicologia educacional ajuda o professor a adquirir e desenvolver qualidades e habilidades necessárias para lidar com os problemas criados pelos alunos, além de criar uma atmosfera saudável na sala de aula e demonstrar preocupação com relação ao progresso dos alunos.

7. Compreender os métodos eficazes de ensino:

A Psicologia Educacional descobriu novas abordagens, princípios e técnicas de que são muito úteis no processo de ensino e aprendizagem. Ela demonstra o quão importante é a dinâmica na sala de aula, da existência de um espaço para jogos e brincadeiras voltados à educação, dessa forma a criança aprende de uma maneira divertida e saudável.

8. Compreender a Saúde Mental da Criança:

A Psicologia Educacional ajuda o professor reconhecer os fatores responsáveis pela carência de saúde mental em um estudante, quais componentes podem estar contribuindo para determinado estado mental, além de sugerir o procedimento mais adequado. Além disso, ela também fornece ao professor a visão necessária para melhorar o seu próprio estado mental, a fim de lidar com a situação de maneira eficaz.

10. Fornecer orientação e aconselhamento: 

Hoje em dia é importante que a criança receba orientação em todas as fases do seu desenvolvimento, porque as habilidades psicológicas, interesses e aprendizagem diferem de uma pessoa para outra. O psicólogo educacional também ajuda o professor a lidar com os seus próprios problemas emocionais para que consiga otimizar o seu desempenho em sala de aula.

11. Entender os princípios da Avaliação:

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. É através das técnicas de avaliação que o potencial da criança é testada e aprovada. O desenvolvimento dos diferentes tipos de testes psicológicos para a avaliação do indivíduo é uma das contribuições da psicologia da educação.

12. Incutir uma disciplina positiva e criativa:

O slogan habitual dos professores tradicionais era: “Se poupar a vara, vai consumir a criança”. A psicologia educacional substituiu o sistema repressivo pelo sistema preventivo. Agora os professores passaram a adotar uma abordagem mais cooperativa e científica, a fim de modificar o comportamento dos alunos. A ênfase é colocada sobre a autodisciplina através de atividades criativas e construtivas.

13. Conhecer a si mesmo:

A Psicologia Educacional ajuda o professor a se conhecer melhor: a sua personalidade, seus padrões de comportamento, seus gostos e motivações, suas ansiedades etc. Todo esse conhecimento irá ajudá-lo a crescer como um professor bem sucedido.

Em suma, podemos dizer que a psicologia educacional contribui consideravelmente para a criação de um sistema moderno de educação. Ela tem ajudado professores, diretores, administradores e assistentes sociais, a desenvolver significativamente uma atitude mais solidária para com os alunos, ajudando-os a crescer e se tornarem pessoas mais íntegras e independentes.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

3 comments
Add Your Reply