Psiconlinews
Shares

Distúrbios psicossomáticos

Shares

8758575_f520 distúrbios psicossomáticos psicossomático - 8758575 f520 - Distúrbios psicossomáticos8758575_f520 distúrbios psicossomáticos psicossomático - 8758575 f520 - Distúrbios psicossomáticos

Psicossomático significa mente (psíquico) e corpo (soma). Um distúrbio psicossomático é um problema que envolve tanto a mente quanto o corpo. Algumas doenças físicas podem ser agravadas por fatores mentais, como o estresse e a ansiedade. O seu estado mental atual pode afetar de forma negativa em sua saúde física.

 





Quais doenças são psicossomáticas? 

Até certo ponto, a maioria das doenças são psicossomáticas:

  • Há um aspecto mental para cada doença física. Como podemos reagir e lidar com a doença varia muito de pessoa para pessoa: uma psoríase, por exemplo, não incomoda tanto algumas pessoas; no entanto, pode fazer algumas pessoas se sentirem deprimidas e mais doentes.
  • Pode haver efeitos físicos em decorrência de uma doença mental. Algumas doenças mentais, por exemplo, fazem com que você não consiga se alimentar ou cuidar de si mesmo, e isso pode causar problemas físicos.

No entanto, a desordem psicossomática é um termo usado principalmente para designar “uma doença física que pode ser causada ou agravada por fatores mentais”. Algumas doenças físicas são particularmente propensas a serem agravadas por fatores mentais, tais como o estresse e a ansiedade.

 





Além dos problemas como a psoríase, o eczema, as úlceras estomacais, a pressão arterial elevada e, principalmente, as doenças cardíacas, o grau da manifestação física do problema (o grau de eritema, o nível da pressão sanguínea, etc.) também é influenciado por fatores mentais.

Isto é realmente difícil de provar, no entanto, muitas pessoas com estas e outras doenças físicas relatam que o seu estado mental afeta diretamente em suas doenças físicas: quando o estado mental não está muito bom, a  saúde física também fica debilitada.

Algumas pessoas também usam o termo “psicossomático” para casos em que a pessoa sente sintomas físicos por causa de um problema psicológico (sem que exista um problema físico que justifique os sintomas físicos). A pessoa geralmente não tem nenhuma doença física, no entanto, sente os sintomas físicos de um problema imaginário.

É bem sabido que a mente pode causar sintomas físicos. Por exemplo: quando estamos com medo ou ansiosos podemos desenvolver reações como:

  • Coração acelerado.
  • Palpitações.
  • Sensação de enjoo (náuseas).
  • Agitação (tremor).
  • Sudorese.
  • Boca seca.
  • Dor no peito.
  • Dores de cabeça.
  • Nó no estômago.
  • Respiração rápida.
  • Falta de ar.

Estes sintomas físicos acontecem devido ao aumento da atividade de impulsos nervosos enviados pelo cérebro a várias partes do corpo e ao aumento da liberação da adrenalina (epinefrina) na corrente sanguínea.

 





No entanto, ainda não é clara a maneira com que a mente faz com que esses sintomas se manifestem. Além disso, ainda é desconhecido o motivo pelo qual a mente consegue criar doenças físicas como erupções cutâneas, pressão arterial, etc. Mas existem evidências de que o cérebro é capaz de afetar certas células do sistema imunológico.

Fonte: Patient traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: